Artigos e Pesquisas

Dezembro/2022

Uma das novas perspectivas para o Programa de Acervos e, especialmente, o Centro de Referência Museu Catavento é qualificar suas linhas de pesquisa e congregar o quadro técnico da instituição em prol de estudos aprofundados sobre temas transversais e essenciais ao museu.

Diante disso, nos pareceu fundamental afirmar a importância da mediação em um museu de ciências, bem como a construção de fluxos contínuos de pesquisa prática, numa retroalimentação que permita avanços no atendimento

Novembro/2022

O presente artigo visa apresentar palavras de origem africana, conteúdo linguístico que chega ao Brasil durante o período da escravidão, quando milhões de pessoas escravizadas, que trouxeram não somente seus corpos, mas uma imensa riqueza cultural e uma influência na nossa maneira de falar que permanece conosco até os dias atuais

Agosto/2022

O presente artigo aborda sobre o processo de curadoria e pesquisa da exposição temporária “Vozes da Independência”, que faz parte da agenda Bonifácio, ação criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que reúne e apresenta toda a programação cultural relativa ao Bicentenário da Independência do Brasil.

Abril/2022

Os vitrais são objetos curiosos nos dias de hoje. Basicamente associados à construção religiosa, principalmente de viés católico, são tidos como de uma estética passada, algo antigo. Como linguagem das artes, os vitrais, na tradição ocidental, foram muito populares durante o Gótico, na Idade Média. Mas, ao longo do tempo foram ressignificados e deixaram de ser apenas artigos religiosos para ocupar espaço decorativo em ambientes públicos e privados ao longo dos séculos seguintes.

Agosto/2021

"Não se espante com a altura do vôo. Quanto
mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais
você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma
pane. É quando se está próximo do solo que se
deve desconfiar”. (Santos Dumont)

SIC
Governo do Estado de SP
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.