Centro de Referência
O Centro de Referência do Museu Catavento (CRMC) é um núcleo auxiliado pelas várias áreas técnicas responsáveis pelos seus acervos e atividades que vinculam a difusão de informações e a implantação de pesquisas tanto institucionais, quanto externas que contemplem a instituição enquanto museu de ciências.
O Centro conta com uma equipe multidisciplinar responsável pela organização e desenvolvimento de pesquisas voltadas à instituição. Seu propósito é ampliar, salvaguardar e divulgar o saber institucional e científico do museu.
Desse modo, o CRMC vem com o intuito de “somar” e tornar-se um espaço de diálogo, buscando parcerias com universidades, pesquisadores e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. O núcleo deve adotar uma característica mediadora, com o objetivo de atingir seu propósito de forma acessível, simples e dinâmica.
MISSÃO
Promover o conhecimento e a reflexão sobre a ciência numa perspectiva que privilegie a preservação e a difusão do saber, resgatando e transmitindo o legado do movimento científico do País, encorajando a sociedade a se envolver com a ciência.
VISÃO
Ser referência na integração entre o meio científico e o museológico, através da difusão e implantação de pesquisas.
OBJETIVOS
O principal objetivo do Centro de Referência do Museu Catavento é fortalecer e incentivar os estudos sobre ciência, tecnologia, comunicação, museologia, história da cultura e outros temas trabalhados no espaço expositivo da instituição.
O espaço físico foi estruturado para receber as pesquisas já realizadas pelo Museu Catavento, organizadas e disponibilizadas para pesquisadores e visitantes. Para tanto o CRMC conta com total apoio de todo o Núcleo Técnico do Museu Catavento.
Reserva Técnica do Museu Catavento
A Reserva Técnica é o espaço destinado de salvaguarda e preservação dos objetos do acervo museológico sob responsabilidade da instituição. Nele encontram-se coleções que atualmente não estão em exposição e acervos retirados de seus espaços expositivos para realização de ações ligadas a sua conservação e higienização.
O acesso à Reserva Técnica é restrito à equipe que realiza a gestão dos acervos. Salvo exceções, em que integrantes do corpo técnico do Museu Catavento necessitem visitar o espaço, afim de, prospecção de informações sobre os acervos para futuras exposições ou instalações, mediante aprovação da equipe gestora dos acervos.
Condições para Pesquisas e Visitas Técnicas ao Acervo
As consultas às peças e documentação dos acervos museológicos do Museu Catavento para pesquisas poderão ser realizadas por meio de agendamento prévio com a equipe que realiza a gestão do Programa de Acervo.
É necessário que o interessado entre em contato com o e-mail [email protected] e solicite um termo de solicitação de pesquisa ou solicitação de visita técnica. Os responsáveis realizarão uma avaliação do pedido, que se atendido terá a oportunidade de conhecer o espaço da Reserva Técnica, os processos de organização e conservação, além de acesso aos dossiês, que foram desenvolvidos pela equipe responsável, para complementar as informações sobre as peças do acervo do Museu Catavento.