Em atendimento à legislação eleitoral, alguns conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

 

 

Centro de Referência

 

               O Centro de Referência do Museu Catavento (CRMC) é um núcleo auxiliado pelas várias áreas técnicas responsáveis pelos seus acervos e atividades que vinculam a difusão de informações e a implantação de pesquisas tanto institucionais, quanto externas que contemplem a instituição enquanto museu de ciências.

            O Centro conta com uma equipe multidisciplinar responsável pela organização e desenvolvimento de pesquisas voltadas à instituição. Seu propósito é ampliar, salvaguardar e divulgar o saber institucional e científico do museu.

            Desse modo, o CRMC vem com o intuito de “somar” e tornar-se um espaço de diálogo, buscando parcerias com universidades, pesquisadores e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. O núcleo deve adotar uma característica mediadora, com o objetivo de atingir seu propósito de forma acessível, simples e dinâmica.

 

MISSÃO

             Promover o conhecimento e a reflexão sobre a ciência numa perspectiva que privilegie a preservação e a difusão do saber, resgatando e transmitindo o legado do movimento científico do País, encorajando a sociedade a se envolver com a ciência.

 

VISÃO

 Ser referência na integração entre o meio científico e o museológico, através da difusão e implantação de pesquisas.  

 

OBJETIVOS

O principal objetivo do Centro de Referência do Museu Catavento é fortalecer e incentivar os estudos sobre ciência, tecnologia, comunicação, museologia, história da cultura e outros temas trabalhados no espaço expositivo da instituição.

O espaço físico foi estruturado para receber as pesquisas já realizadas pelo Museu Catavento, organizadas e disponibilizadas para pesquisadores e visitantes. Para tanto o CRMC conta com total apoio de todo o Núcleo Técnico do Museu Catavento.

 

Reserva Técnica do Museu Catavento

 

A Reserva Técnica é o espaço destinado de salvaguarda e preservação dos objetos do acervo museológico sob responsabilidade da instituição. Nele encontram-se coleções que atualmente não estão em exposição e acervos retirados de seus espaços expositivos para realização de ações ligadas a sua conservação e higienização.

O acesso à Reserva Técnica é restrito à equipe que realiza a gestão dos acervos. Salvo exceções, em que integrantes do corpo técnico do Museu Catavento necessitem visitar o espaço, afim de, prospecção de informações sobre os acervos para futuras exposições ou instalações, mediante aprovação da equipe gestora dos acervos.

 

Condições para Pesquisas e Visitas Técnicas ao Acervo

 

As consultas às peças e documentação dos acervos museológicos do Museu Catavento para pesquisas poderão ser realizadas por meio de agendamento prévio com a equipe que realiza a gestão do Programa de Acervo.

É necessário que o interessado entre em contato com o e-mail [email protected] e solicite um termo de solicitação de pesquisa ou solicitação de visita técnica. Os responsáveis realizarão uma avaliação do pedido, que se atendido terá a oportunidade de conhecer o espaço da Reserva Técnica, os processos de organização e conservação, além de acesso aos dossiês, que foram desenvolvidos pela equipe responsável, para complementar as informações sobre as peças do acervo do Museu Catavento.

Governo do Estado de SP
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.