#FÉRIASNOCATAVENTO - Espetáculo CURUMIM Em parceria com o @projetobuzum

O Espetáculo Curumim faz parte da série de espetáculos sobra Cultura Popular, do BuZum!, e é uma homenagem à cultura indígena. Nós escolhemos contar uma das inúmeras histórias indígenas, esta do povo Tupi, a Origem da Mandioca, essa raiz brasileira, tão presente na nossa culinária e cultivada pela primeira vez pelos povos indígenas.

Há muitos anos, existia uma aldeia dentro de uma floresta. Todos viviam em perfeita harmonia. Um belo dia nasceu Mani, uma menina bem branquinha, muito diferente de todos os curumins da aldeia. Mani trouxe ainda mais alegria à aldeia, ela conseguia falar com os bichos e entender o poder das plantas.

Porém, uns anos depois, os índígenas começaram a passar fome, os peixes sumiram e as árvores pararam de dar frutos, mas Mani sabia que esse momento difícil iria passar. E de repente, sem que houvesse alguma explicação, Mani deixou de viver. Dias depois, de dentro da oca onde morava, nasceu uma planta muito diferente, que tinha uma raiz branquinha por dentro, como Mani.

Deram então o nome de MANI OCA, MANDIOCA, a essa raiz tão poderosa, que foi capaz de saciar a fome de todos da aldeia.

Faixa etária – 3 a 11 anos

Duração do espetáculo: 20 minutos

31 de janeiro, às 15h.

Ao vivo, no Youtube do museu: www.youtube.com/cataventocultural