Em consonância com debates contemporâneos sobre clima e meio ambiente, especialmente pela realização da Cop 26 – Conferência do Clima 2021, realizada em Glasgow e a Agenda 2030, promovida pela ONU, o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, realiza um seminário voltado ao tema da Sustentabilidade.
Pensar a Sustentabilidade sobre ótica de uma instituição cultural, ainda mais um museu pode soar incomum. Mas, a verdade é que toda sociedade deve discutir boas práticas e ações para um desenvolvimento sustentável. Por isso seguimos a iniciativa do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP) que vem realizando conferências e debates sobre o tema, bem como fomentando a realização por parte dos museus.
O Seminário ocorrerá entre os dias 01 e 03 de dezembro, totalmente virtual, via canal do YouTube do Museu Catavento. Cada dia um subtema reúne especialistas em meio ambiente e profissionais da cultura.
Dia 1 – “Agenda 2030 e os museus”, com Thaís Brianezi, Davidson Panis Kaseker e Pâmella Simone Galvão Andrade.
Dia 2 – “Redução da Desigualdade – Acessibilidade em Museus”, com Milton Lira, Ricardo Pisanelli e Jéssica Teixeira Dezuani.
Dia 3 – “Ação contra mudança global do Clima”, com Laura Lucia Vieira Ceneviva, Felipe Lobo e Thainan Ramos de Andrade.
Serviço – Museu Catavento promove Seminário sobre Sustentabilidade
Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2021
Horário: a partir das 14h
Informações: (11) 3315 0051
Plataforma de realização: https://www.youtube.com/user/CataventoCultural
Sobre os palestrantes:
Thaís Brianezi
Jornalista, com mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e doutorado em Ciência Ambiental também pela Universidade de São Paulo. É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA), da Escola de Ativismo e conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FunBEA), além de integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEDUCOM). Desde julho de 2016 trabalha na Prefeitura de São Paulo, na carreira de analista de políticas públicas e gestão governamental, e atualmente integra a equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (UMAPAZ/SVMA).
Davidson Panis Kaseker
Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMUS-USP). Graduado em Letras pela USP (1983). Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (ES), em Administração de Empresas pela FAAP - Faculdades Armando Álvares Penteado (2000) e em Gestão e Política Cultural pela Universidade de Girona (ES)/Itaú Cultural (2019). Atualmente é pós-graduando em Gestão Estratégica da Sustentabilidade pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Foi secretário municipal da Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Itapeva no período de 2007-2012 e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat, no período 2019-2020. Desde junho de 2013 é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP).
Pâmella Simone Galvão Andrade
Design, historiadora e estudante de museologia, atua na área de documentação e conservação de acervos e no Centro de Referência do Museu Catavento, onde realiza a produção de pesquisas, artigos e no desenvolvimento de conteúdos educativos junto com as demais áreas técnicas.
Milton Lira
Graduado em Artes Visuais com habilitação em Gravura pela Universidade Federal de Minas Gerais ,complementou sua formação com estudos e cursos sobre Arteterapia, arte e relações étnico-raciais, educação antirracista e ações anti capacitista.
Pai, ilustrador, arte-educador e educador social, atua há 20 anos em instituições e projetos que focam na garantia de direitos. Atualmente atua e pesquisa a partir de questões que permeiam a acessibilidade estética como estratégia para mediação cultural.
Ricardo Pisanelii
Arquiteto e Urbanista com mestrado em história da arte e da arquitetura pela Universidade Politécnica de Barcelona.
Gerente de conteúdo do Museu Catavento desde 2010, atua no desenvolvimento da expografia e projetos arquitetônicos para adaptação dos espaços do edifico Palácio das Indústrias que abriga o museu.
Jessica Teixeira Dezuani
Formada em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental. Responsável do Núcleo Catavento Acessível, trabalha com mediação de público, responsável em aplicar treinamentos, capacitações e formações com os funcionários do Museu e instituições parceiras. Dedica-se à educação não formal há mais de 4 anos e à acessibilidade no Museu Catavento há 2 anos, com cursos específicos em acessibilidade em museus e audiodescrição.
Laura Lucia Vieira Ceneviva
Arquiteta e urbanista, é Secretária Executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia do município de São Paulo. É Mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de São Paulo e especialista em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, na Alemanha.
Felipe Lobo
Comunicador e empresário, sócio da Na Boca do Lobo e cocriador da exposição O Dia Seguinte. É especialista em sustentabilidade e mudanças climáticas.
Thainan Ramos de Andrade
Bióloga formada pela Universidade Cruzeiro do Sul, atua como Monitora sênior no museu Catavento na seção cujos temas abordados referem-se à geografia, ecologia, paleontologia e nanotecnologia, atuando no contato direto com o público espontâneo e agendado, por meio de monitorias. Realiza a supervisão da mediação do conteúdo dos estagiários, revisão e elaboração dos materiais educativos e de apoio, bem como o treinamento de novos estagiários. Durante a graduação participou de atividades e organização de eventos e oficinas: “Experimentos científicos para o ensino de ciências” e “Terrário”. Trabalhou de forma voluntária em projetos de educação ambiental em escolas de ensino fundamental e ONG’s de atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade social.
Mediador:
Cauê Donato - Museólogo Museu Catavento