#AcervoCatavento - Relógio - Modelo Kobe

Postado em

Relógio - Modelo Kobe

.

O século XII foi o período marcado como o de surgimento de instrumentos marcadores do tempo. O modelo era simples, utilizando sinos para marcar os momentos importantes do dia. Mais adiante outros modelos de relógio mecânico foram sendo criados, geralmente modelos grandes, com um único ponteiro, sendo instalados em locais de grande visibilidade.

.

O relógio de pêndulo representou um grande avanço em relação aos relógios mecânicos, já que atrasaram apenas 15 segundos por dia ou um minuto a cada 4 dias. O movimento do pêndulo inserido no relógio é que serve para marcar o tempo. O sistema mecânico deste tipo de relógio é realizado por um pêndulo simples. Um objeto maciço, acoplado à extremidade de uma haste mais leve que o objeto. O pêndulo funciona oscilando em um plano vertical sob a ação da gravidade. Chamado de “período do movimento" é o tempo que o pêndulo necessita para realizar uma oscilação completa. É este movimento que comandará o funcionamento das engrenagens que compõe o relógio.

.

O Relógio Kobe pertenceu a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (1875-1971). Originalmente apresentava as horas em algarismos romanos. Fabricado nos Estados Unidos pela empresa Ansonia Clock. A catalogação de fábrica é modelo KOBE, contudo, no Brasil foi chamado de modelo 8. A peça foi adquirida em março de 1975 pela Fundação Museu de Tecnologia de São Paulo (FMTSP), no leilão da Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA (1971-1998).

.

Centro de Referência do Museu Catavento⁣⁣⁣⁣⁣⁣

Foto: @pamellasimonee

@culturasp

#culturaemcasa #cataventoemcasa #acervocatavento

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.