Programação do mês de maio do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL #Cataventoemcasa – Abril

SEMANA NACIONAL DE MUSEU

1. Nome da Ação – SEMANA NACIONAL DE MUSEU - HOJE É DIA DE

Breve descrição: Apresentação de vídeo explicando a importância da Semana Nacional de Museus para o calendário museológico, como surgiu esta data comemorativa e o que o Museu Catavento trará para a discussão do tema deste ano: O Futuro dos Museus: recuperar e reimaginar.

Data(s): 17 de Maio | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

2. Nome da Ação – SEMANA NACIONAL DE MUSEU - LIVE

Breve descrição: De maneira abrangente, a museóloga do Museu Catavento, Paula Ferreira, fará um bate-papo ao vivo com o museólogo Ivanei Silva da rede de Museus- Casas literárias para tratar do tema: "O futuro dos museus: recuperar e reimaginar", durante a Semana Nacional de Museus.

Data(s): 18 de Maio. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

3. Nome da Ação – SEMANA NACIONAL DE MUSEU - POR DENTRO DO CATAVENTO

Breve descrição: Vídeo com apresentação dos métodos adotados pelo Museu Catavento no período de pandemia para o atendimento do público presencial e online. Protocolos de segurança, a mediação e abordagem dos monitores, a utilização de experimentos já existentes que não têm a necessidade de compartilhamento físico e muito mais.

Data(s): 19 de Maio | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

4. Nome da Ação – SEMANA NACIONAL DE MUSEU - CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: O vídeo trará um pouco sobre o tema proposto na Semana Nacional de Museus e abordará as tomadas de decisões dos espaços a respeito de novas exposições e métodos, considerando soluções interessantes para manter a interatividade do público sem que objetos sejam compartilhados em massa. Novos métodos de ativações que possam substituir botões, inicializadores e até mesmo a interação com monitores e ainda ressaltar a importância de manter objetos originais ou réplicas nos espaços, desde que esteja de acordo com a proposta do Museu.

Data(s): 20 de Maio. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

5. Nome da Ação – SEMANA NACIONAL DE MUSEU - FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIA

Breve descrição: Especial Semana Nacional de Museus. Em uma conversa descontraída vamos convidar os monitores do Museu Catavento para falar sobre as novas práticas educativas implantadas a partir do contexto de pandemia, quais soluções criativas foram criadas para garantir a manutenção do nosso trabalho com o público e mais, como nos transformamos e reinventamos nossas práticas para além do tempo presente.

Data(s): 21 de Maio. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

HOJE É DIA DE

Breve descrição: Apresenta curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas, grandes feitos no mundo da ciência e importantes datas históricas, além das próprias datas comemorativas do museu.

6. Nome da Ação – HOJE É DIA DAS MÃES

Breve descrição: Vídeo comemorativo em homenagem às mães.

Data(s): 09 de Maio. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

7. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Dia do Enfermeiro

Breve descrição: Para marcar a data e homenagear este profissional que vem lutando na linha de frente no combate ao COVID-19.

Data(s): 12 de Maio. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

8. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Eclipse Lunar

Breve descrição: Na verdade será amanhã, 26 maio, acontecerá o primeiro eclipse lunar total do ano. O que é este fantástico fenômeno astronômico que acontece durante a Lua Cheia, em determinada situação, poderá ser visto (se as codições permitirem) no pôr da lua, logo cedo pela manhã.

Data(s): 25 de Maio. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO INDICA

Breve descrição: Nesse quadro o público receberá dica de filmes, livros, documentários de grande interesse, nos campos cientifico/cultural.

9. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA – Livro: MAYOMBE

Breve descrição: O livro trata da luta pela independência de Angola, trazendo vários olhares sobre o contexto de descolonização da África e refletindo sobre o protagonismo africano por sua própria libertação. | 

Data(s): 03 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

10. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA – Livro: Astrofísica para apressados

Data(s): 10 de Maio | Divulgação: Redes sociais do museu.

11. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA – Livro: Os domínios de Natureza no Brasil - potencialidades paisagísticas

Breve descrição: Este livro escrito pelo geográfo Aziz Ab’Saber, que é um pesquisador reconhecido nacional e internacional, apresenta pesquisas e trabalho de campo por praticamente todo território brasileiro, observando e relatando de perto a destruição das últimas décadas das matas e ecossistemas brasileiros.

Data(s): 17 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

12. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA – Filme: GATTACA - a experiência genética

Data(s): 24 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

13. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA – Livro: O andar do bêbado

Breve descrição: Não estamos preparados para lidar com o aleatório e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Num tom irreverente, citando exemplos e pesquisas presentes em todos os âmbitos da vida, do mercado financeiro aos esportes, de Hollywood à medicina, Leonard Mlodinow apresenta de forma divertida e curiosa as ferramentas necessárias para identificar os indícios do acaso. Como resultado, nos ajuda a fazer escolhas mais acertadas e a conviver melhor com fatores que não podemos controlar. Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada... ""Um guia maravilhoso e acessível sobre como o aleatório afeta nossas vidas"" Stephen Hawking.

Data(s): 31 de Maio | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

BIOGRAFANDO NO MUSEU

14. Nome da Ação – BIOGRAFANDO NO MUSEU: Aristóteles

Breve descrição: No décimo quarto episódio da série “Biografando no museu”, Pâmella Andrade, Analista de Documentação e Acervo, retrata, entre falas e fotos a vida desse importante filosofa. O vídeo terá interpretação em Libras.

Data(s): 09 de Maio. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

15. Nome da Ação – BIOGRAFANDO NO MUSEU:  Alexandre, o grande

Breve descrição: No décimo quinto episódio da série “Biografando no museu”, Pâmella Andrade, Analista de Documentação e Acervo, retrata, entre falas e fotos a vida desse importante líder. O vídeo terá interpretação em Libras.

Data(s): 23 de Maio. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

NÚCLEO CATAVENTO ACESSÍVEL

16. Nome da Ação – Termos capacitistas falados no dia-a-dia

Breve descrição: O Núcleo Catavento Acessível apresentará termos que são capacitistas, falados no dia a dia, e que devem ser retirados do nosso vocabulário. Com parceria dos funcionários da Bayer. Vídeo com interpretação em libras.

Data(s): 08 de Maio. | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

17. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Breve descrição: O Núcleo Catavento Acessível dará indicações de filmes sobre o tema.

Data(s): 18 de Maio. | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

18. Nome da Ação – Histórica sobre a luta antimanicomial

Breve descrição: O Núcleo Catavento Acessível apresentará o histórico e como surgiu esta data sobre a luta antimanicomial.

Vídeo com interpretação em libras.

Data(s): 22 de Maio. | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

LAB LEGO                                                  

Breve descrição: Vídeos com montagens relacionadas à ciência, à física, à engenharia e à matemática. Moinhos, carros, alavancas, polias, flores, painéis, mosaicos além de brinquedos têm muito a nos ensinar sobre o mundo científico.

19. Nome da Ação – LAB LEGO

Breve descrição: (Adição e Subtração), utilizando um ábaco de lego vamos aprender matemática de uma forma muito divertida.

Data(s): 07 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

20. Nome da Ação – LAB LEGO

Breve descrição: (Multiplicação e Divisão), Quem disse que estudar matemática não é divertido? nesse episódio vamos usar um ábaco feito de lego para aprender a multiplicar e dividir.

Data(s): 21 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: Com o intuito de promover a interação do público virtual do Museu com o universo tecnológico e científico, realizamos talk shows respondendo às perguntas feitas pelos visitantes, professores e curiosos por ciência nas nossas redes sociais e site.

21. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: (Vírus e Bactérias), Nesse episódio vamos responder perguntas do público virtual sobre Vírus e Bactérias.

Data(s): 11 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.

22. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: (De volta para o Futuro), No dia do orgulho nerd, vamos responder perguntas sobre esse icônico filme que marcou uma geração.

Data(s): 25 de Maio. | Divulgação: Redes sociais do museu.
 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.