Programação do mês de julho do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL #Cataventoemcasa – Julho 

HOJE É DIA DE 

Breve descrição: Apresenta curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas, grandes feitos no mundo da ciência e importantes datas históricas, além das próprias datas comemorativas do museu. 

1. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Revolução Constitucionalista 

Breve descrição: vídeo explicativo sobre este importante feriado estadual. 

Data(s): 09 de Julho | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

2. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia Internacional de Nelson Mandela 

Breve descrição: Desde 2009, a ONU promulgou 18 de julho como dia em homenagem a Nelson Mandela. 

Data(s): 18 de Julho. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

3. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia Nacional do Futebol 

Breve descrição: A data foi escolhida pois foi a fundação do time mais antigo do Brasil - o Sport Club Rio Grande no ano de 1900. 

Data(s): 19 de Julho. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

4. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Primeiro humano na lua 

Breve descrição: Em 20 de julho de 1969, o astronauta Amstrong tornou-se o primeiro humano em solo lunar. 

Data(s): 20 de Julho. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

5. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia Internacional das mulheres negras e latinoamericanas 

Breve descrição: Instituído em 1992, a data busca dar visibilidade à luta das mulheres contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. 

Data(s): 25 de Julho. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES 

6. Nome da Ação – Formação para professores 

Breve descrição: Como o Museu Catavento Aplica o tema Astronomia para o público infantil com Pedro Almeida - Orientador das seções Astronomia e Engenho.  Com inscrição prévia. 

Data(s): 10 de Julho. | Horário: 10h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

CONHECENDO AS CONSTELAÇÕES 

7. Nome da Ação – Conhecendo as constelações 

Breve descrição: Vídeo educativo sobre constelações, diferença de astronomia e astrologia, e aplicativos que podemos utilizar para observar as constelações. 

Data(s): 17 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

LIVE: DIA DO INTERPRETE DE LIBRAS 

8. Nome da Ação – LIVE: Dia do interprete de LIBRAS 

Breve descrição: Live com um representante da empresa Ffomin, para que as pessoas possam conhecer o trabalho do intérprete de libras e o significado na data que simboliza o dia. (com interprete em LIBRAS). 

Data(s): 30 de Julho. | Horário: 16h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

CATAVENTO INDICA 

Breve descrição: Nesse quadro o público receberá dica de filmes, livros, documentários de grande interesse, nos campos cientifico/cultural. 

 

9. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA Livro 1984 

Breve descrição: Escrito pelo jornalista, ensaísta e romancista britânico George Orwell e publicado em 1949, o texto nasceu destinado à polêmica. Foi traduzido em 65 países, inspirou a criação de inúmeros quadrinhos, filmes, séries e até mesmo uma operá. Não podemos nos esquecer do Big Brother, que foi totalmente inspirado nesse livro.  

Data(s): 04 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

10. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: Série Diagnóstico 

Breve descrição: A série Diagnóstico, lançada em 2019, é uma série real sobre as aplicações da medicina. A médica colunista do The New York Times, Lisa Sanders, ajuda pacientes que ainda não tiveram seus diagnósticos concluídos, para isso ela utiliza sua influência em ser colunista para espalhar o caso clínico dos pacientes para que todos deem sugestões da possibilidade do diagnóstico. A partir das sugestões e do seu conhecimento como médica, os trabalhos são iniciados e só chegam ao fim quando finalmente é concluído o diagnóstico do paciente. Disponível na Netflix. 

Data(s): 11 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

11. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: Documentário Particle Fever 

Breve descrição: Particle Fever (2013) Particle Fever é um documentário sobre um dos mais famosos dos experimentos científicos modernos: a construção do acelerador de partículas no CERN e a descoberta do Bóson de Higgs. 

Data(s): 18 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

12. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: Livro O Mundo de Sofia 

Breve descrição: O mundo de Sofia é combina ficção com uma escrita pedagógica sobre a trajetória do pensamento filosófico do Ocidente desde a antiguidade até a contemporaneidade. 

Data(s): 25 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

CATAVENTO RESPONDE 

Breve descrição: Com o intuito de promover a interação do público virtual do Museu com o universo tecnológico e científico, realizamos talk shows respondendo às perguntas feitas pelos visitantes, professores e curiosos por ciência nas nossas redes sociais e site.  

13. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE: Som 

Breve descrição: No Catavento Responde de julho vamos responder perguntas sobre o SOM, as dúvidas são levantadas na nossa DM do instagram e são respondidas de uma forma divertida e dinâmica em um programa cheio de descobertas e aprendizagem, além claro do nosso hilário quadro #Vocênãopodedormirsemsaber. 

Data(s): 13 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIA 

14. Nome da Ação – FREQUENCIAS DA CIÊNCIA: A Conquista da Lua 

Breve descrição: Na semana em que se relembra o grande feito da humanidade em levar uma pessoa à lua, vamos convidar o público para uma conversa sobre o tema com fisicos e estudantes da área. Como essa missão tão desafiadora foi possível? Por que tanta gente questiona esse feito? Como essa empreitada influenciou e continua influenciando a humanidade? Vamos conversar sobre isso nesse novo episódio do podcast #Frequências da Ciência. 

Data(s): 23 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

LAB LEGO 

Breve descrição: Vídeos com montagens relacionadas à ciência, à física, à engenharia e à matemática. Moinhos, carros, alavancas, polias, flores, painéis, mosaicos além de brinquedos tem muito a nos ensinar sobre o mundo científico. 

15. Nome da Ação – LABLEGO: Profissionals 

Breve descrição: Nessa nova série do Lab Lego, vamos conversar com profissionais da Educação para apresentar e divulgar novas formas criativas de ensinar e aprender. 

Data(s): 30 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

FÉRIAS NO CATAVENTO 

16. Nome da Ação – FÉRIAS NO CATAVENTO: LIVE Bolhas de Sabão 

Breve descrição: Como são feitas as bolhas de sabão Gigantes e as raquetes - com interpetres em LIBRAS. 

Data(s): 03 de Julho. | Horário: 14h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

17. Nome da Ação – FÉRIAS NO CATAVENTO: CATAVENTO MÃO NA MASSA - Produzindo estalactites e estalagmites 

Breve descrição: Utilizando materiais Comuns vamos simular as estruturas que levam centena de anos para se formarem em uma caverna, essas estruturas se chamam espeleotemas, mais precisamente as estalactites e as estalagmites.  Essas estruturas são formadas através da erosão das rochas, mas nesse experimento o bicabornato será conduzido pelo barbante que ao gotejar num recipiente formara estruturas bem semelhantes as das cavernas. 

Data(s): 10 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

18. Nome da Ação – FÉRIAS NO CATAVENTO: CATAVENTO MÃO NA MASSA - Fases da Lua 

Breve descrição: Nesse episódio iremos explorar as fases da Lua. 

E para isso confeccionaremos com materiais comuns, de baixo custo e fácil manuseio, um aparato que irá nos ajudar a entender a lógica de funcionamento das diferentes formas que podemos apreciar ao observar a Lua durante um mês. 

Data(s): 24 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

19. Nome da Ação – FÉRIAS NO CATAVENTO: CATAVENTO MÃO NA MASSA                                                             Oficina de Origami - Tsuru 

Breve descrição: O Mão na Massa trará nesse episódio a construção de Tsurus, uma lendária ave japonesa. 

Existe uma lenda que diz que se uma pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar. 

Sadako Sasaki  foi uma garota japonesa que vivia distante em Hiroshima, juntamente com a mãe e o irmão, quando ocorreu o ataque da bomba atômica - mas ela saiu ilesa. Mas consta que durante a fuga, eles foram encharcados pela chuva radioativa que caiu sobre Hiroshima ao longo daquele dia fatídico. Ela tinha apenas 2 anos de idade quando se tornou uma vítima da bomba atômica por conta da radiatividade. Dez anos depois, em agosto de 1955, uma amiga de Sadako, visitou-a no hospital e fez para ela um origami de um Tsuru e lhe contou sobre a lenda popular japonesa.  Sadako começou a confeccionar os tsurus - conseguiu fazer quase 650 Tsurus de papel! Após sua morte, seus amigos completaram a quantidade, para que ela fosse enterrada com os mil Tsurus. Sadako morreu em outubro de 1955 e foi erguido um monumento em sua memória, localizado no Parque da Paz (em Hiroshima), e lá gravaram as seguintes palavras, “Este é o nosso grito, esta é a nossa oração. Paz na terra!”. 

Data(s): 31 de Julho. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

 

CATAVENTO NO SHOPPING 

20. Nome da Ação – CATAVENTO NO SHOPPING:      Exposição O UNIVERSO 

Data(s): 05 de Julho. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu. 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.