Programação do mês de outubro do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL #Cataventoemcasa – Outubro

 

AÇÃO EXTRAMUROS EXPOSIÇÃO ITINERANTE

 

1. Nome da Ação – Exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA

Breve descrição: A exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA visa promover maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências. Na exposição, serão apresentadas12 mulheres cientistas, de diferentes épocas, nacionalidades e campos do conhecimento e que exerceram de maneira significativa seu trabalho em prol da ciência. Ao difundir o trabalhos destas cientistas, a exposição também tem por objetivo demonstrar que é possível vencer barreira e servir de inspiração para jovens e meninas na carreira da pesquisa científica.

Data(s): 25 de Outubro de 2021 a 22 de Fevereiro de 2022.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

2. Nome da Ação – Ação extramuros: Exposição itinerante MARIE CURIE 1867-1934

Breve descrição: Desenvolvida pelo Instituto Curie em Paris, a mostra tem or objetivo apresentar a vida desta importante cientista que foi a primeira pessoa arecebe 2 prêmios Nobel.

Data(s): 25 de Outubro a 21 de Dezembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

3. Nome da Ação – Ação extramuros: Exposição itinerante MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Breve descrição: Produzida pela Universcience de Paris, a mostra teve apoio do Consulado da França e tem por objetivo apresentar as mudnças climáticas globais.

Data(s): 25 de Agosto a 08 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

4. Nome da Ação – Exposição temporária: O DIA SEGUINTE

Breve descrição: A exposição “O Dia Seguinte” é, ao mesmo tempo, uma grande experiência imersiva e um chamado à mudança. A mostra interativa conta a história do aquecimento global, explica como chegamos até aqui e apresenta saídas reais para a crise climática a partir dos centros urbanos. A crise climática é uma dura realidade que impacta todas as esferas da nossa vida, da saúde e moradia à geração de trabalho e renda, da segurança e educação à igualdade racial e de gênero. Mas todo cenário de Desordem é também uma oportunidade para a Transformação, e é nele que O Dia Seguinte aposta. Em mais de 700 metros quadrados lúdicos e sensoriais, percebemos a urgência de construir um novo futuro para a Humanidade, inteiramente possível, com cidades mais inclusivas e sustáveis. O propósito da exposição é ser informativa e inspirar novas atitudes em relação ao mundo em que vivemos. Com conhecimento, o futuro passa a ser uma questão de escolha. A cidade do amanhã será a que nós construirmos. A cidade possível será a que nós quisermos. Que caminhos iremos tomar?

Data(s): 14 de Outubro a 14 de Novembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

DIA DAS CRIANÇAS

 

5. Nome da Ação – DIA DAS CRIANÇAS

Breve descrição: OFICINA DE TINTAS NATURAIS Extração de pigmentos, aglutinação, oxidação de determinadas tintas naturais extraídas de legumes e temperos que misturados com outros diluentes mudam a pigmentação. Oficina livre para explorar a criatividade e fatores cognitivos das crianças.

Data(s): 12 de Outubro.

Horário: 10h, 11h, 12h, 14h e 15h.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

6. Nome da Ação – DIA DAS CRIANÇAS

Breve descrição: Oficina Bonecas Abayomi. As Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, e era confeccionada com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.

Data(s): 12 de Outubro.

Horário: várias sessões ao longo do dia.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

NÚCLEO CATAVENTO ACESSÍVEL

 

7. Nome da Ação – Catavento Acessível

Breve descrição: Vídeo dia nacional da pessoa com deficiência física.

Data(s): 09 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

8. Nome da Ação – Catavento Acessível

Breve descrição: REELS - Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.

Data(s): 11 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

OFICINA ARGAMASSAS TRADICIONAIS

9. Nome da Ação – Oficina: ARGAMASSAS TRADICIONAIS

Breve descrição: Oficina de argamassas tradicionais no Museu Catavento, ministradas pelo Estúdio Sarasá, com aulas teóricas e práticas para explorar e aprender com a grande diversidade de técnicas de argamassa existentes na edificação. Variedade de cores, texturas, desenhos, intenções e composições para analisar, estudar e fortalecer vínculos da sociedade e seu patrimônio cultural.

Data(s): 04 e 05 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

HOJE É DIA DE

Breve descrição: Apresenta curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas, grandes feitos no mundo da ciência e importantes datas históricas, além das próprias datas comemorativas do museu.

 

10. Nome da Ação – HOJEÉDIADE: Dia do Saci

Breve descrição: O Dia do Saci tem como objetivo resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta.

Data(s): 31 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

11. Nome da Ação – HOJEÉDIADE: Dia do Professor

Breve descrição: No Brasil, em 15 de outubro, é comemorado o dia do professor. Essa profissão tem uma grande influência na sociedade, sendo não só a base de todas as outras profissões, mas também a que desenvolve o pensamento crítico e científico nos alunos das escolas e universidades brasileiras.

Data(s): 15 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

12. Nome da Ação – HOJEÉDIADE: SNCT

Breve descrição: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta” foi o tema escolhido para a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá entre os dias 2 e 8 de outubro de 2021, em todo o País, com eventos e atividades on-line e/ou presenciais.

Data(s): 02 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO INDICA

Breve descrição: Nesse quadro o público receberá dica de filmes, livros, documentários de grande interesse, nos campos cientifico/cultural.

 

13. Nome da Ação – Catavento Indica: A MARCHA DOS PINGUIS

Breve descrição: O documentário A Marcha dos Pinguins, apresenta uma população de animais exposta ao ambiente inóspito do continente Antártico. Embora não deixe explícito a questão da preservação enfatizada na perda ou nos efeitos da exploração, trabalha o tema no sentido de comover e despertar esta questão, pois quanto mais familiar maior será a nossa capacidade de reconhecer os pinguins como um de nós. A visão de mundo semelhante à nossa nada mais é que uma projeção de semelhança. O animismo deu vida aos pinguins como humanos, e o perspectivismo diz que são pinguins tendo experiências semelhantes às humanas.

Data(s): 04 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

14. Nome da Ação – Catavento Indica: O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO

Breve descrição: Filme de drama bibliográfico do ano de 2019 inspirado no livro de mesmo nome sobre William Kamkwamba que mesmo sem poder acessar a escola descobre como contornar a seca no vilarejo em que vive com sua família na África Ocidental, usando o vento extremo da região e os conhecimentos que busca em um livro de física, engenharia, junto com seu empenho em eletrônica para irrigar o plantio. Disponível na Netflix.

Data(s): 11 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

15. Nome da Ação – Catavento Indica: POR UMA OUTRA GLOBALIZAÇÃO

Breve descrição: Este livro foi escrito pelo geógrafo Milton Santos, que é um grande pesquisador brasileiro, respeitado pelo mundo todo. Em sua obra Por uma outra globalização, escrita quase duas décadas atrás, cabe perfeitamente em nossa realidade atual.

Data(s): 18 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

16. Nome da Ação – Catavento Indica: POVO BRASILEIRO

Breve descrição: Este livro foi escrito pelo arqueólogo Darcy Ribeiro, que é um grande pesquisador brasileiro, respeitado pelo mundo todo. O povo brasileiro, foi seu último livro da série de antropologia da civilização, que teve um esforço enorme no estudo da américa latina e do Brasil. O estudo começou na década de 60 com o Processo Civilizatório e ele explica como se encaixa o Brasil no processo de desenvolvimento. Então esse foi o primeiro livro dessa trajetória e seu último é o Povo Brasileiro publicado em 1995. O livro trata de várias matrizes culturais que temos em nosso país e o processo de formação étnica cultural do povo brasileiro.

Data(s): 25 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: Com o intuito de promover a interação do público virtual do Museu com o universo tecnológico e científico, realizamos talk shows respondendo às perguntas feitas pelos visitantes, professores e curiosos por ciência nas nossas redes sociais e site.

 

17. Nome da Ação – Catavento Responde: CHROMA KEY E EFEITOS VISUAIS

Breve descrição: Amplamente usado nos filmes de ação e em programas de TV, o Chroma Key ou Fundo Verde é um importante aliado da produção audiovisual pela sua praticidade e eficiência em tornar cenas mirabolantes algo viável, mesmo que somente dentro de uma tela de TV, no episódio de outubro do Catavento Responde vamos responder perguntas sobre essa técnica surpreendente.

Data(s): 19 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

 

 

FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIA

 

18. Nome da Ação – Frequências da Ciência

Breve descrição: Sempre com convidados especiais, o Frequencias da Ciência, Podcast do Museu Catavento traz informações atuais e relevantes sobre os mais diversos aspectos do mundo da ciência. Disponível em todas as plataformas de streaming de áudio e também nas redes sociais do Museu.

Data(s): 29 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

LAB LEGO

 

19. Nome da Ação – Lab Lego: Montando Robô MILO

Breve descrição: Vamos fazer a montagem do Robô Milo com o KIT WeDO, essa é a nova temporada LAB LEGO com a temática de robótica e programação.

Data(s): 15 de Outubro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.