PROGRAMAÇÃO Museu Catavento – Novembro
#HOJEÉDIADE - PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Breve descrição: vídeo comemorativo em nossas redes sociais.
Data(s): 15 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.
VACINAS – Exposição temporária
Breve descrição: A exposição revela a jornada da ciência na luta contra as doenças e o poder das imunizações, a exposição abrangente e oferece uma jornada imersiva e interativa pela história, ciência e importância das vacinas na proteção da humanidade contra doenças mortais. (parceria com a SBIM Sociedade Brasileira de Imunização e SENOFI-Sanofi Medley Farmacêutica).
Data(s): 16 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.
PODCAST ao vivo Podcast "Consciência Negra"
Breve descrição: Convidados: Dr. Douglas Araujo (Doutor em História) e Léo Bento ( Mestre em Educação e Especialista em relações raciais) comparticipação do público.
Data(s): 19 de novembro. | Horário: às 13h. | Divulgação: Redes sociais do museu.
ÁGUA - Exposição temporária
Breve descrição: A exposição "Elemento Água" aborda desde a formação da água no planeta terra, suas características físicas e químicas, os problemas e desafios que enfrentamos e a importância da água para a manutenção da vida. (parceria UNIPAR).
Data(s): 24 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.
Palestra "Áfricas no Brasil. Por uma História Afro-brasileira" com Dr. Douglas Araújo
Breve descrição: A palestra tratará como a historiografia brasileira tem tratado a presença africana no Brasil. Existe ou existiu alguma homogeneidade discursiva nos estudos clássicos sobre esse tema em nossa sociedade? Análises foram feitas “tendenciosamente” ou foram erros sistemáticos apenas? O que dizem outras vozes para além da gilberto-freiriana , sobre as africanidades existentes no Brasil? Dessa forma, sob os aspectos do antirracismo propõe-se um olhar crítico reflexivo para o tema “Áfricas no Brasil” que ultrapasse o olhar da igualdade genérica que não leva em conta as diferentes demandas oriundas das diferentes relações sociais dos diferentes grupos étnico-raciais que compõe, histórica e contemporaneamente, a sociedade brasileira, especificamente os africanos aqui aportados durante o período escravocrata e nossa história e seus atuais descendentes.
A palestra acontecerá em nosso auditório, aberta ao público em geral e transmitida ao vivo em nossas redes sociais.
Data(s): 25 de novembro. | Horário: das 14h às 16h. | Divulgação: Redes sociais do museu.