Programação junho

Postado em

PROGRAMAÇÃO

Atividades virtuais e presenciais no mês de junho

 

1. Semana do Meio Ambiente

Breve descrição: A Semana Nacional do Meio Ambiente acontece na primeira semana de todo mês de junho, desde 1981. A data foi escolhida por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A data mundial foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e é a principal data para sensibilizar pessoas e promover a ação ambiental em todo o mundo. Ao longo dos anos, a celebração alcançou milhões de pessoas em todos os continentes.

Data(s): 05 a 11 de junho. | Divulgação: Redes sociais do Museu Catavento.

 

2. Museum Week

Breve descrição: A Museum Week é uma grande celebração que homenageia museus em todo o mundo e destaca a importância deles para as nossas sociedades. Nesse dia, organizações culturais, artistas e indivíduos criativos organizam momentos virtuais e físicos, com temas que dialogam com temas contemporâneos. Chegando em sua décima edição o tema central do evento será o meio ambiente e o Museu Catavento não poderia ficar de fora. Afinal, é através da lente da ciência, que podemos compreender o complexo sistema da nossa existência e apreciar o delicado equilíbrio que faz da Terra um lugar hospitaleiro para a vida.

Data(s): 05 a 11 de junho. | Divulgação: Redes sociais do Museu Catavento.

 

3. Ação Extramuros

Breve descrição: Trata-se da exposição itinerante Mudanças Climáticas. Produzida em 2015 pela Universcience em Paris, especialmente para a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas - COP21, a mostra “Mudanças Climáticas” contou com o apoio do Consulado Geral da França, da Embaixada da França no Brasil e da Fundação BNP para a tradução e montagem dos painéis. Teve sua estreia no Brasil na Biblioteca Villa Lobos durante a Virada Sustentável, em agosto daquele ano. Nesta mostra, os visitantes conhecem como é observado o clima no planeta, como o banco de gelo Ártico está reduzindo a cada década e o que pode causar a sua extinção até 2050. Além disso, é possível entender as diferenças entre clima e meteorologia, já que clima é o conjunto de condições meteorológicas inseridas em um longo período, pelo menos 30 anos, enquanto a meteorologia descreve o estado da atmosfera em certo momento e lugar da Terra.

Data(s): 05 a 15 de junho / 19 a 29 de junho | Divulgação: Centro Adm Cotia / Centro Cultural Caucaia do Alto

 

4. Semana do Meio Ambiente

Breve descrição: De 06 a 09 de junho, em atividade específica para grupos previamente agendados, ofereceremos visita guiada especial pelos jardins do Museu Catavento para tratar sobre Meio Ambiente.

Data(s): 06 a 09 de junho. | Divulgação: Presencial.

 

5.  #HOJEÉDIADE

Breve descrição: Dentro das atividades Museum Week, apresentaremos um vídeo em nossas redes socias para marcar o Dia dos Oceanos.

Data(s): 08 de junho | Divulgação: Redes sociais do Museu Catavento.

 

6. Exposição Temporária: Oceano sem Fronteiras

Breve descrição: A exposição imersiva Oceano sem Fronteiras é uma experiência lúdica que mostra a grandiosidade dos mares e suas profundezas, propondo reflexões sobre como podemos garantir uma relação sustentável e saudável com esse ecossistema único. A exposição, que acontece dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU (2021 - 2030), apresenta conteúdos diversos, mapas e painéis sobre a economia oceânica, o litoral brasileiro, a relação dos humanos com o mar, além de alertar para problemas que afetam a biodiversidade - com consequências para a população global. A mostra nos lembra que somos parte de um ecossistema integrado, e que não estamos à parte dele.

Data(s): Inauguração prevista para 16 de junho. | Divulgação: Claustro Ala 3 do Museu Catavento.

 

6. #HOJEÉDIADE

Breve descrição: Vídeo em nossas redes socias para marcar o Dia do Químico.

Data(s): 18 de junho | Divulgação: Redes sociais do Museu Catavento.

 

7. Global Beatles Day

Breve descrição: Pelo segundo ano consecutivo e em parceria com as Fábricas de Cultura - Setor A, realizaremos no Museu Catavento o evento comemorativo do Global Beatles Day. A data mundial refere-se ao lançamento da música "All You Need is Love", que é uma canção escrita por Lennon e McCartney. Os Beatles apresentaram pela primeira vez no programa produzido pela BBC "Our World", em 25 de junho de 1967, sendo o primeiro link de televisão global ao vivo. Transmitido para 26 países via satélite foi assistido por 400 milhões de telespectadores.

Data(s): 25 de junho | Divulgação: Auditório do Museu Catavento.

 

8. Workshop: Manutenções de Instalações e Cenografia no Museu Catavento

Breve descrição: O Workshop apresentará um breve histórico da equipe "Manutenção Técnica e Expográfica" do Museu Catavento, elucidando como ao longo dos últimos anos esse time tornou-se um pilar estratégico da instituição para seu perfeito funcionamento. Além de ouvir esse relato, a vivência também possibilitará aos visitantes conhecerem a estrutura física de trabalho do time, e entender todo o funcionamento e dia-a-dia da equipe. O foco da ação são profissionais de museus, instituições culturais, centros de ciências, estudantes e interessados no tema. É necessário inscrição prévia e as vagas são limitadas.

Data(s): 27 de junho, das 10H às 13H. | Divulgação: Auditório do Museu Catavento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.