Programação do mês de junho do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL #CataventoEmCasa – Junho

HOJE É DIA DE

Breve descrição: Apresenta curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas, grandes feitos no mundo da ciência e importantes datas históricas, além das próprias datas comemorativas do museu.

1. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia do Meio Ambiente e Ecologia

Breve descrição: Desde a sua criação em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho; essa data foi principalmente criada para conscientizar e chamar a atenção da população para os problemas ambientais, e sobre os recursos naturais, que até então, pensamos ser inesgotáveis.

Data(s): 05 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

2. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia da 1a. Mulher Astronauta

Breve descrição: Em 16 de junho de 1963, a cápsula espacial soviética Vostok entrou na órbita terrestre e, em seu comando, estava Valentina Tereshkova, que se tornou a primeira mulher a ir para o espaço.

Data(s): 16 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

3. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia do Cinema Brasileiro

Breve descrição: Em 19 de junho de 1898, aconteceu a primeira exibição de imagens em movimento no Brasil.

Acompanhar a história cinematográfica brasileira é um verdadeiro passeio pela própria história do nosso país. Nas telonas se refletiram os avanços tecnológicos, o contexto social e político, os períodos de crise e de prosperidade nacional.

Apesar das dificuldades, o cinema brasileiro produziu e produz material de qualidade, vencedor de prêmios internacionais.

Data(s): 19 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

4. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia Internacional do Surfe

Breve descrição: O Dia do Surfe é comemorado anualmente, mas este ano - em Tóquio - este esporte terá participação olímpica pela primeira vez na história.

Data(s): 20 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

5. Nome da Ação – HOJE É DIA DE: Dia de São João

Breve descrição: No mês das festas juninas, faremos a comemoração ao Dia de São João. Apresentaremos a história, o folclore e os rituais desta que uma das mais tradicionais festas do Brasil!

Data(s): 24 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO INDICA

Breve descrição: Nesse quadro o público receberá dica de filmes, livros, documentários de grande interesse, nos campos cientifico/cultural.

6. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: animação Uma História de amor e fúria

Breve descrição: A animação Brasileira Uma História de Amor e Fúria trata de períodos Históricos do nosso país, nos fazendo refletir sobre um futuro melhor | Data(s): 07 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

7. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: Livro ENDURANCE - Um ano no Espaço

Breve descrição: O livro Endurance, lançado em 2017, é narrado em primeira pessoa por Scott Kelly, um astronauta e aviador naval dos Estados Unidos.

Data(s): 14 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

8. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: filme 2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Breve descrição: O filme foi lançado em 1968 e é um clássico da ficção cientifica, ele possui uma base cientifica muito boa para a ambientação do filme, uma trilha sonora memorável e é considerado um clássico para a categoria.

Data(s): 21 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

9. Nome da Ação – CATAVENTO INDICA: filme O PIANISTA

Breve descrição: O filme retrata a história real de um pianista judeu que sobrevive ao Holocausto na Polônia, em meio a segunda guerra mundial.

Data(s): 28 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: Com o intuito de promover a interação do público virtual do Museu com o universo tecnológico e científico, realizamos talk shows respondendo às perguntas feitas pelos visitantes, professores e curiosos por ciência nas nossas redes sociais e site.

10. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE: Constelações

Breve descrição: Nesse episódio vamos responder às dúvidas dos visitantes feitas pelas redes sociais sobre Constelações, a partir das pesquisas do setor de Astronomia do Museu Catavento.

Data(s): 08 de Junho| Divulgação: Redes sociais do museu.

11. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE: Flores

Breve descrição: Nesse episódio vamos responder dúvidas dos visitantes feitas pelas redes sociais sobre Flores, a partir das pesquisas do setor Vida do Museu Catavento.

Data(s): 22 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIAS

12. Nome da Ação – FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIAS: Cinema e Ciência

Breve descrição: Nesse episódio (podcast) vamos conversar sobre Cinema e Ciência. Além de render bilheteria, será que o cinema também contribui para divulgação científica? Vamos conversar sobre?

Data(s): 25 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

POR DENTRO DO CATAVENTO

Breve descrição: A cada episódio, o Por Dentro do Catavento; apresenta uma diferente área expositiva do Museu Catavento. Em junho seguimos com a temporada na Seção VIDA.

13. Nome da Ação – POR DENTRO DO CATAVENTO; Temporada Vida

Breve descrição: Origem da Vida - parte 2. No Por Dentro do Catavento na Seção VIDA vamos apresentar para o público virtual mais essa seção do Museu, revelando seus experimentos, instalações e curiosidades de uma forma divertida e fácil de entender. Nesse episódio vamos continuar apresentando o painel Origem da Vida, mas dessa vez do ponto de vista da Classificação dos Seres Vivos.

Data(s): 02 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

14. Nome da Ação – POR DENTRO DO CATAVENTO; Temporada Vida

Breve descrição: Venenosos e Peçonhentos - parte 1. No Por Dentro do Catavento na Seção VIDA vamos apresentar para o público virtual mais essa seção do Museu, revelando seus experimentos, instalações e curiosidades de uma forma divertida e fácil de entender. Nesse episódio vamos apresentar o setor dos animais peçonhentos e venenosos, desmistificando e mostrando o quanto são importantes para a manutenção da vida e da biodiversidade.

Data(s): 08 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

15. Nome da Ação – POR DENTRO DO CATAVENTO; Temporada Vida

Breve descrição: Venenosos e Peçonhentos - parte 2. No Por Dentro do Catavento na Seção VIDA vamos apresentar para o público virtual mais essa seção do Museu, revelando seus experimentos, instalações e curiosidades de uma forma divertida e fácil de entender. Nesse episódio vamos apresentar o setor dos animais peçonhentos e venenosos, desmistificando e mostrando o quanto são importantes para a manutenção da vida e da biodiversidade.

Data(s): 16 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

LAB LEGO

Breve descrição: Vídeos com montagens relacionadas à ciência, à física, à engenharia e à matemática. Moinhos, carros, alavancas, polias, flores, painéis, mosaicos além de brinquedos tem muito a nos ensinar sobre o mundo científico.

16. Nome da Ação – LAB LEGO: Temporada Matemática

Breve descrição: Multiplicação e Divisão Último vídeo da temporada do Ábaco em LEGO, neste episódio vamos mostrar como fazer contas de multiplicação e divisão a partir de um Ábaco feito inteiramente de LEGO.

Data(s): 04 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

PROGRAMA ACERVO

17. Nome da Ação – Programa Acervo

Breve descrição: LIVE: O Centro de Referência do Museu Catavento apresentará bate-papo ao vivo sobre Museologia.

Data(s): 18 de Junho | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

NÚCLEO CATAVENTO ACESSÍVEL

18. Nome da Ação – Núcleo Acessível

Breve descrição: A influência da ciência em desenhos infantis.

Data(s): 05 de Junho | Horário: 12h |Divulgação: Redes sociais do museu.

19. Nome da Ação – Núcleo Acessível HOJEÉDIADE

Breve descrição: REELS Dia Mundial do orgulho autista.

Data(s): 18 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

20. Nome da Ação – Núcleo Acessível

Breve descrição: Histórico e luta de pessoas com surdocegueira.

Data(s): 19 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

21. Nome da Ação – Núcleo Acessível HOJEÉDIADE

Breve descrição: REELS Dia Internacional do Surdocego.

Data(s): 27 de Junho | Horário: 12h | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO MÃO-NA-MASSA

22. Nome da Ação – Catavento Mão-na-Massa: Simulador de efeito estufa

Breve descrição: O Efeito estufa é um fenômeno natural do planeta, fenômeno esse cuja função é manter temperaturas médias globais possibilitando assim a sobrevivência dos seres vivos no planeta, com o simulador do efeito estufa será possível perceber que o recipiente que estava dentro do simulador teve o calor retido devido a iluminação recebida por esse simulador e das camadas que o constitui, com isso o ar ao entorno é aquecido aumentando a temperatura interna da caixa e consequentemente o recipiente.

Data(s): 12 de Junho | Horário: 17h |Divulgação: Redes sociais do museu.

23. Nome da Ação – Catavento Mão-na-Massa: Produzindo estalactites e estalagmites

Breve descrição: Utilizando materiais Comuns vamos simular as estruturas que levam centena de anos para se formarem em uma caverna, essas estruturas se chamam espeleotemas, mais precisamente as estalactites e as estalagmites.  Essas estruturas são formadas através da erosão das rochas, mas nesse experimento o bicabornato será conduzido pelo barbante que ao gotejar num recipiente formara estruturas bem semelhantes as das cavernas.

Data(s): 26 de Junho | Horário: 17h | Divulgação: Redes sociais do museu.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.