Programação de janeiro mês de férias

Postado em

1. Nome da Ação – Exposição MULHERES NA CIÊNCIA

Breve descrição: A exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA visa promover maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências. Na exposição, serão apresentadas12 mulheres cientistas, de diferentes épocas, nacionalidades e campos do conhecimento e que exerceram de maneira significativa seu trabalho em prol da ciência. Ao difundir o trabalhos destas cientistas, a exposição também tem por objetivo demonstrar que é possível vencer barreira e servir de inspiração para jovens e meninas na carreira da pesquisa científica.

Data(s): até fevereiro| Horário: 09h às 17h.

2. Nome da Ação – Exposição ABAPORU PERIFÉRICO

Breve descrição: Em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 22, o Museu Catavento apresentará em parceria com as Fábricas de Cultura, exposição de quadros de artistas do grafite que farão releitura de obras do modernismo brasileiro. Artistas locais, que residem ou atuam próximos às Fábricas de Cultura  - Zona Leste e São Bernardo do Campo - passarão para telas, técnicas que normalmente são utilizadas para murais em espaços públicos. Após a exposição no Museu Catavento estas obras seguirão em itinerância pelas Fábricas de Cultura.

Data(s): até fevereiro. | Horário: 09h às 17h. 

FÉRIAS NO CATAVENTO

3. Nome da Ação – SHOW DA PALHAÇA OLGA

Breve descrição: Interação lúdica e descontraída com o público, em diversos espaços do museu. Durante as intervenções, acontecerão várias ações para as crianças e a família toda! A Palhaça Olga apresentará instrumentos musicais, levará o público a participar da cantoria, das palhaçadas e trapalhadas. O riso será garantido! Tudo isso seguindo os protocolos de segurança e prevenção ao COVID-19.

Data(s): 07 a 23 de Janeiro. |

4. Nome da Ação – SHOW DA PALHAÇA OLGA

Breve descrição: Apresentações descontraídas  no auditório para toda a família! A Palhaça Olga apresentará instrumentos musicais, levará o público a participar da cantoria, das palhaçadas e trapalhadas. O riso será garantido! Tudo isso seguindo os protocolos de segurança e prevenção ao COVID-19.

Data(s): 07 a 23 de Janeiro. | Horário: 11h e 15h. 

5. Nome da Ação – OFICINA TERRÁRIO

Breve descrição: Os visitantes construirão seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem sobre microecossistemas em equilíbrio.  Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

Data(s): 04 a 16 de Janeiro. 

6. Nome da Ação – OFICINA DE TINTAS NATURAIS

Breve descrição: Extração de pigmentos, aglutinação, oxidação de determinadas tintas naturais extraídas de legumes e temperos que misturados com outros diluentes mudam a pigmentação. Oficina livre para explorar a criatividade e fatores cognitivos das crianças.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro. 

7. Nome da Ação – OFICINA ENGENHEIROS DO DNA

Breve descrição: Por meio de desafios de montagem, vamos aprender mais sobre a composição do DNA e sobre a sua importância para a manutenção da vida.

Além de montar a sua estrutura, os participantes terão que superar desafios causados pela ação dos agentes “mutantes”, aprendendo sobre a importância dessa molécula para nossa saúde e bem estar.

Data(s): 04 de Janeiro. | 

8. Nome da Ação – OFICINA DE CONFECÇÃO DE TSURU

Breve descrição: A oficina será apresentada pela técnica do origami. Os origamis estão presentes na arte e cultura japonesa e também estão ligados à HISTÓRIA DOS MIL TSURUS. Na oficina os participantes, além de confeccionarem seus próprios tsurus irão conhecer como esta história está ligada a menina Sadako da cidade de Hiroshima.

Data(s): 04 a 16 de Janeiro.

9. Nome da Ação – OFICINA CONFECÇÃO BONECAS ABAYOMI

Breve descrição: As Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. Segundo a lenda, a boneca foi criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.

Data(s): 18 a 30 de Janeiro.

10. Nome da Ação – ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

Breve descrição: Em comemoração ao aniversário de São Paulo, a Cia teatral BUZUM apresentará o teatro de bonecos FLORESTA VIVA. Este espetáculo é uma fábula sobre a importância da preservação das florestas.

Data(s): 22, 23, 25, 26, 29, 30 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro.

11. Nome da Ação - OFICINA FEIRA DE CIÊNCIAS

Desperte o químico que há em você, na nossa Feira de Ciências
Data: 18 a 23 de Janeiro

12. Nome da Ação - OFICINA DE PODCAST

Breve descrição: Já ouviu falar em Podcast? Cada vez mais populares, eles são uma forma muito eficiente de comunicação e despertam muita audiência e curiosidade. Na oficina, os visitantes poderão gravar o seu programa com a ajuda dos nossos monitores e depois escutá-lo nas plataformas oficias de Podcast do Museu Catavento.

Data: 11 a 16 de Janeiro

13. Nome da Ação - OFICINA NUTRI-AÇÃO

Breve descrição: Vamos conversar sobre a importância de uma alimentação balanceada e utilizando peças de lego, soltar a criatividade para montar os itens que compõem a roda dos alimentos e manter bom funcionamento do corpo humano

Data: 06 a 30 de Janeiro

14. Nome da Ação - OFICINA MERGULHANDO NA QUÍMICA

Mergulhe conosco na química e veja como ela está presente no seu dia a dia.
Data: 11 a 16 de Janeiro

*RESERVAS DE HORÁRIOS PELO SITE: www.museucatavento.org.br

Para saber mais detalhes, continue acompanhando nossas redes sociais.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.