Programação do mês de dezembro do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL E PRESENCIAL #CataventoEmCasa – Dezembro

 

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA MULHERES NA CIÊNCIA

1. Nome da Ação – Exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA

Breve descrição: A exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA visa promover maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências. Na exposição, serão apresentadas12 mulheres cientistas, de diferentes épocas, nacionalidades e campos do conhecimento e que exerceram de maneira significativa seu trabalho em prol da ciência. Ao difundir os trabalhos destas cientistas, a exposição também tem por objetivo demonstrar que é possível vencer barreira e servir de inspiração para jovens e meninas na carreira da pesquisa científica.

Data(s): 25 de Outubro de 2021 a 22 de Fevereiro de 2022.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA REDE BIOMAR UM OCEANO PARA TODOS

2. Nome da Ação – Exposição temporária Rede Biomar UM OCEANO PARA TODOS

Breve descrição: A Exposição de Fotos da Rede Biomar “Um oceano para todos” é um convite para navegar pelo ambiente marinho onde é possível vislumbrar e se encantar pelos animais marinhos vivendo em seus habitats naturais, locais remotos e pouco acessíveis, mas que precisam de esforços para a conservação. A Rede Biomar foi criada em 2006 e conta com cinco projetos, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Meros do Brasil. A exposição traz informações sobre os projetos que trabalham com pesquisas científicas, políticas públicas e ações em educação ambiental para conservar mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção no Brasil.

Data(s): a partir de 26 de novembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

MÚSICA NO CATAVENTO

3. Nome da Ação – Música no Catavento

Breve descrição: Grupos Infantis e Juvenis Guri Santa Marcelina se apresentaram no Museu Catavento. Na área externa, Camerata de Violões, Regional de Chora e Big Band se alternarão nas apresentações que terão duração média de 20 minutos cada grupo. O repertório trará músicas populares brasileiras, em sua grande maioria!.

Data(s): 04 de dezembro.| Horário: 11h.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

SEMINÁRIO

4. Nome da Ação – Seminário Catavento Sustentabilidade

Breve descrição: "O seminário tem como objetivo discutir o tema da sustentabilidade e da agenda 2030 no âmbito dos museus. A partir desse grande tema propõe refletir sobre 3 eixos, que são: ""Agenda 2030 e os museus"", ""Redução da Desigualdade - Acessibilidade em Museus"" e ""Ação Contra Mudança Global do Clima"". Convidados: Thaís Brianezi (Sec. Verde e Meio Ambiente), Davidson Kaseker (SISEM SP), Pâmella Andrade (Catavento), Museu Ciência e Vida (à confirmar o convidado), Ricardo Pisanelli (Catavento), Jessíca Dezuani (Catavento), Laura Ceneviva (Sec. Verde e Meio Ambiente), Felipe Lobo (Na Boca do Lobo)

Data(s): 01, 02 e 03 dezembro.

Divulgação: Youtube Museu Catavento

 

CURSO

5. Nome da Ação - Curso: Patrimônio Cultural na Paulicéia: das primeiras ocupações da Várzea do Carmo à construção do Palácio das Indústrias

Breve descrição: "O curso é uma proposta de reflexão sobre patrimônio cultural e a história da região em que o Catavento está localizado. Por ser importante rota desde os primórdios da cidade, mas carregando problemáticas de infraestrutura, a então chamada várzea do Carmo pode ser um ponto de partida para debater patrimonialização e valorização cultural.  Palestrante: Cauê Donato

 

LIVE

6. Nome da Ação – Live Catavento - Museologia e Museus

Breve descrição: O museólogo Carlos Jotta do MMM - Guerdau apresenta algumas ações e discute os museus ciência a partir de sua experiência no Museu das Minas e Metal, em Belo Horizonte. Convidado: Carlos Jotta (Museu das Minas e Metal - Gerdau/MG).

Data(s): 17 de dezembro.

Divulgação: Instagram.

 

HOJE É DIA DE

7. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Declaração Universal dos Direitos Humanos

Breve descrição: Apresentação de vídeo especial para marcar esta importante data: Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Data(s): 10 de dezembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

NÚCLEO CATAVENTO ACESSÍVEL

8. Nome da Ação – Catavento Acessível

Breve descrição: Video marcará a data: Dia Nacional da Acessibilidade.

Data(s): 05 de dezembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

 

SONHAR O MUNDO

9. Nome da Ação – Direito das Mulheres

Breve descrição: Com o tema da campanha SONHAR O MUNDO - direitos das mulheres, Ana Lima e Maríia Serra farão um bate-papo sobre as experiências para a concepção e montagem da exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA que permanecerá aberta ao público até fevereiro de 2022.

Data(s): 06 de dezembro.

Divulgação: Redes sociais do museu.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.