Programação do mês de abril do Museu Catavento

Postado em

CATAVENTO INDICA

 Nesse quadro o público receberá dica de filmes, livros, documentários de grande interesse, nos campos cientifico/cultural.

1. Livro: Césio 137

Breve descrição: Este livro chamado Césio 137: o drama azul: irradiação em narrativas reconta a história da catástrofe nuclear que ocorreu em Goiânia em 1987. A partir daquele ano, essa trama se prolonga por meio de uma proliferação de narrativas que adicionam novas histórias e novos testemunhos sobre o evento.

Data(s): 05 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

2. Série: Bill Nye Salva o Mundo

Breve descrição: Talk show que traz discussões científicas e as relaciona com problemáticas do nosso dia-a-dia, como diz Bill Nye, "até porque não é mágica, é ciência".

Data(s): 12 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

3. Livro: Geografia do Brasil

Breve descrição: Esse livro é super importante para os estudos relacionados à geografia brasileira, ele foi escrito por professores universitários e trata de assuntos que podemos aprender na seção da Terra no Museu. ⁣⁣

Data(s): 19 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

4.  Livro: Uma Breve História do Tempo

Breve descrição: É um livro da história da ciência que faz conexões de várias paradas muito interessantes sem entrar no mérito de fazer as contas, escrito e publicado por Stephen Hawking em 1988.

Data(s): 26 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

HOJE É DIA DE

Breve descrição: Apresenta curiosidades do universo e calendário científico, como o aniversário dos cientistas, grandes feitos no mundo da ciência e importantes datas históricas, além das próprias datas comemorativas do museu.

 

5. HOJE É DIA DE: Dia da Mentira

Breve descrição: neste vídeo mostraremos qual foi a origem desta data que acontece em várias partes do mundo, como se relaciona com o calendário gregoriano e apresentaremos alguns fatos inusitados com este evento que pode ser considerado o primeiro 'fake news' da história.

Data(s): 01 de Abril. Horário: 12h. Divulgação: Redes sociais do museu.

 

6. HOJE É DIA DE: DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO

Breve descrição: O Núcleo Catavento Acessível apresentará video sobre a importância da conscientização do que é o autismo, além de indicações bibliográficas de pessoas com TEA.

Data(s): 02 de Abril. Horário: 12h. Divulgação: Redes sociais do museu.

 

7. HOJE É DIA DE: Dia Mundial da Atividade Física

Breve descrição: De tão importante para a saúde da humanidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu 6 de abril como o Dia Mundial da Atividade Física, um dia antes do Dia Mundial da Saúde.

Data(s): 06 de Abril. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

8. HOJE É DIA DE: Tiradentes

Breve descrição: O Dia da Inconfidência Mineira é mais conhecido como Dia de Tiradentes. É um feriado nacional instituído para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, considerado mártir da inconfidência.

Data(s): 21 de Abril. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

9. HOJE É DIA DE: DIA NACIONAL DA LIBRAS

Breve descrição: O Núcleo Catavento Acessível apresentará video sobre a trajetória da comunidade surda.

Data(s): 24 de Abril. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

10. HOJE É DIA DE: Dia da Educação

Breve descrição: Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar. Porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem. Esta data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.

Data(s): 28 de Abril. | Horário: 12h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

LIVES

11. LIVE: O que é Museologia?

Breve descrição: A museóloga do Museu Catavento Paula Ferreira convida a museóloga Luciana Carvalho para um bate papo, com foco na discussão sobre o que é museologia e o campo de atuação do museólogo.

Data(s): 09 de Abril. | Horário: 17h. Divulgação: Redes sociais do museu.

 

BIOGRAFANDO NO MUSEU

12.  BIOGRAFANDO NO MUSEU

Breve descrição: Ep 13 CÂNDIDO PORTINARI - Pâmella Andrade, Analista de Documentação e Acervo, retrata, entre falas e fotos a vida desse importante artista plástico brasileiro.

Data(s): 11 de Abril. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

13. BIOGRAFANDO NO MUSEU

Breve descrição: Ep 14: ALBERT EINSTEIN - Pâmella Andrade, Analista de Documentação e Acervo, retrata, entre falas e fotos a vida desse importante Físico.

Data(s): 25 de Abril. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

ACERVO

14.  ACERVO

Breve descrição: Postagem Vídeo/GIF interativo com informações sobre o acervo da instituição.

Data(s): 19 de Abril. | Horário: 17h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

15. CURSO: O que é Acervo?

Breve descrição: A museóloga do Museu Catavento Paula Ferreira irá realizar uma formação virtual, onde abordará os conceitos principais do que é um acervo, suas diversas tipologias e como a equipe do Museu Catavento realiza o cuidado com seu acervo.

Data(s): 30 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIA

16.  FREQUÊNCIAS DA CIÊNCIA - Divulgação Científica

Breve descrição: Divulgação científica na internet é uma missão que o Museu Catavento

assumiu como meta no período de pandemia, para entender melhor esse cenário e a importância dele vamos convidar o Professor Arthur Vinicius Resek, do Instituto Federal de São Paulo, especialista em divulgação científica para conversar com a gente sobre esse tema.

Data(s): 30 de Abril. | Horário: 20h.|  Divulgação: Redes sociais do museu.

 

CATAVENTO RESPONDE

Breve descrição: Com o intuito de promover a interação do público virtual do Museu com o universo tecnológico e científico, realizamos talk shows respondendo às perguntas feitas pelos visitantes, professores e curiosos por ciência nas nossas redes sociais e site.

 

17. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE: Medicamentos

Breve descrição: A procura por esse tema vem aumentando substancialmente nesses tempos de pandemia e o Catavento Responde vem colaborar com algumas respostas sobre eles: os medicamentos.

Data(s): 06 de Abril. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

18. Nome da Ação – CATAVENTO RESPONDE: Água

Breve descrição: Vamos responder perguntas sobre esse elemento fundamental para a vida, a água.

Data(s): 13 de Abril. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

LAB LEGO

Breve descrição: Vídeos com montagens relacionadas à ciência, à física, à engenharia e à matemática. Moinhos, carros, alavancas, polias, flores, painéis, mosaicos além de brinquedos têm muito a nos ensinar sobre o mundo científico.

19. Nome da Ação – LAB LEGO: Matemática e Lego [Parte1]

Breve descrição: Usando o kit mais matemática vamos mostrar soluções práticas para unir educação e diversão por meio da montagem de peças de LEGO.

Data(s): 09 de Abril. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

20. Nome da Ação – LAB LEGO: Matemática e Lego [Parte 2]

Breve descrição: Usando o kit mais matemática vamos mostrar soluções práticas para unir educação e diversão por meio da montagem de peças de LEGO.

Data(s): 23 de Abril. | Horário: 20h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

21. Nome da Ação – Exposição virtual EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE - uma mulher à frente de seu tempo

Breve descrição: Eufrásia nasceu em 1850, na cidade de Vassouras interior do Rio de Janeiro. Ao completar 22 anos perdeu seu pai e mãe com poucos meses de diferença. Decidiu ir com a sua irmã mais velha Francisca para Paris no ano seguinte. Na França tem contato com o universo da Bolsa de Valores. Inicia seus investimentos em um momento que mulheres não tinham direitos civis básicos como o voto por exemplo. Ela começa a investir na Bolsa parisiense, a herança que recebeu de seu pai. Em 1884 consolida um patrimônio e começa a expandir seus investimentos para outros países como Inglaterra e posteriormente Estados Unidos. A sociedade na época não só não permitia diversos direitos as mulheres como é possível ver na literatura, peças de teatro e um dos primeiros filmes preto e branco, um estereótipo do que era desejado ou rechaçado. Investindo em diversos países mesmo em cenário de extrema incerteza e volatilidade como na Primeira Guerra Mundial, Eufrásia foi construindo uma fortuna. Após 50 anos gerindo seus investimentos em diversos setores e países ela faleceu na cidade do Rio de Janeiro. Eufrásia deixa em seu testamento que todo a sua fortuna fosse usada para construir escolas e um hospital na cidade de Vassouras. Hoje o hospital esta na linha de frente para atender pacientes com COVID na região

 

Data(s): 15 de Abril. | Divulgação: Redes sociais do museu / Google Arts & Culture

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.