/governosp

Programação Novembro

Postado em

Atividades de novembro pra você curtir

Exposição temporária PORVIR
Breve descrição: Com a proposta de sensibilizar o público e provocar reflexões sobre qual é a educação que queremos para o presente e para o futuro, a exposição irá apresentar práticas pedagógicas criativas, lúdicas e inovadoras, que respeitam os interesses, necessidades, ritmos e tempos de todos os estudantes.
Data(s): 08 de novembro a 06 de fevereiro. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Encontro presencial da Rede Temática de Museus de Ciências - boas práticas em museus de ciências
Breve descrição: Integração SISEM 
Data(s): 11 de novembro. | Horário: 09h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

CONSCIÊNCIA NEGRA
Breve descrição: No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, faremos em 18 de novembro uma palestra sobre a nova exposição de longa duração do Museu Catavento: O LEGADO DO NEGRO NO BRASIL.
Instalada no Salão Azul, local destinado às exposições com temas históricos e sociais, a nova exposição abordará a importância do negro no Brasil, na cultura, na economia, nas ciências e na nossa arquitetura. O processo da construção do conteúdo tão envolvente será o tema deste bate-papo que será conduzido por Pâmella Simone- Historiadora pela Universidade Cruzeiro do Sul e graduanda em Museologia e em Gestão em Turismo e pelo convidado Douglas Araujo, Historiador pela Universidade Bandeirante de São Paulo, Mestre em Ciências Sociais pela UNIFESP e Doutorando pela Pontifícia Universidade Catatólica de São Paulo. Os interessados deverão aguardar abertura de inscrição (palestra e visita mediada exclusiva a instalação).
Data(s): 18 de novembro. |  Divulgação: Redes sociais do museu.

Processos de conservação de acervo
Breve descrição: Curso de formação ao público
Data(s): 18 de novembro.
Divulgação: Redes sociais do museu.

Divulgação de acervo
Breve descrição: Divulgação de uma das peças do acervo do museu Catavento em nossas redes sociais.
Data(s): 25 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Iluminação artística do Palácio das Indústrias
Breve descrição: O projeto de iluminação das fachadas do Palácio das Indústrias vai valorizar ainda mais as volumetrias e os ornamentos que compõe a arquitetura do edifício que abriga o Museu Catavento, criando uma referência visual para o edifício que é patrimônio do Estado de São Paulo, valorizando e requalificando seu entorno também no período noturno.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Nova Sala Educação
Breve descrição: Com a temática “Educação – único caminho para o progresso social e material”, o Museu Catavento apresenta nova exposição demonstrando como a educação é decisiva para melhoria da sociedade e dos indivíduos. Apresentaremos como está à educação no Brasil hoje e alguns casos de pessoas que venceram pela educação.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Nova Seção Ecologia
Breve descrição: A nova exposição de longa duração, Ecologia, tem como principal objetivo a divulgação do conhecimento e cultura científica, trabalhando conceitos como preservação e conservação ambiental, através de uma exposição interativa, que conta a história da vida no Planeta Terra até o surgimento das sociedades humanas. Pretende-se com a exposição garantir aos públicos uma compressão da natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente. A divulgação do conhecimento científico deve colaborar na “reconstrução” da relação homem-natureza, sua compreensão de mundo e suas transformações, bem como, o homem como integrante do universo enquanto ser individual e social, refletindo acerca de questões éticas implícitas nas relações entre Ciências, Sociedade e Tecnologia.  
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Reformulação da Seção Nanoaventura
Breve descrição: Localizada no piso superior do Museu, a instalação trata de conteúdo ligado a nanotecnologia de maneira lúdica através de 4 jogos interativos, com capacidade para 12 pessoas cada, totalizando 48 visitantes por sessão. São abordados também temas como escalas, utilização dessa tecnologia para indústria farmacêutica e de computadores. A palavra nano é relacionada a coisas pequenas; sua origem é grega e significa “anão” ou “extrema pequenez”. Mas quando falamos de nanociência nos referimos ao estudo de materiais que têm seu tamanho em torno de 1 à 100 nm, como os átomos e as moléculas. Com inauguração realizada em 2009 e devido à grande visitação nesse período, a sala necessita de atualização de toda a cenografia, como painéis, cortinas e repintura das bancadas dos jogos. Também foram adquiridos alguns equipamentos de informática, como projetores, computadores, cabos, fones e novos monitores de computador. Os existentes na sala se encontravam danificados ou com tempo de vida útil próximo do fim.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Reformulação expográfica Salão Azul - Histórias da História
Breve descrição: Alguns fatos da história impactaram a humanidade e provocaram transformações sociais. Nesta exposição imersiva apresentamos alguns destes eventos que demonstram como chegamos até os dias atuais. Instalada desde a inauguração do museu, esta exposição está totalmente atualizada e modernizada.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. \ Divulgação: Redes sociais do museu.

Reformulação expográfica Salão Azul - Descobrindo Portinari
Breve descrição: Por meio de obras de Portinari – considerado um dos maiores artistas brasileiros – apresentadas em uma tela interativa, o visitante descobrirá algumas de suas obras e conhecerão alguns dos fatos marcantes da história do Brasil. A exposição passou por grande atualização tecnológica e visual.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Reformulação expográfica Salão Azul - Escalada dos Sábios
Breve descrição: Para conhecer algumas das maiores personalidades mundiais responsáveis por grandes transformações na história, o participante é desafiado a escalar uma parede de 7 metros de altura. Numa mistura criativa de cultura e esporte, quem se aventurar na subida poderá ouvir de perto cada um contando sobre suas próprias realizações. Também é possível conhecer estas personalidades por passeio em um túnel abaixo da parede de escalada. Toda a tecnologia e cenografia foram requalificadas.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Nova exposição O LEGADO DO NEGRO NO BRASIL
Breve descrição: O legado e as contribuições dos povos africanos na formação do Brasil espalham-se por inúmeras áreas, tais como as artes e as culturas, no entanto, as ciências e as tecnologias, assim como as práticas cotidianas, estão imersas também em influências africanas que muitas vezes não nos damos conta. Assim, faz-se necessário um grande convite a revermos a história do Brasil sob uma perspectiva antirracista e democrática de fato.  
Com isso, apresentamos aqui personalidades, modos e culturas negros e africanos essenciais ao desenvolvimento do Brasil como o conhecemos hoje, línguas, símbolos, filosofias e tecnologias fazem parte desse grande rol.  
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Nova exposição O PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS
Breve descrição: Previsão de inauguração do novo módulo exposto O PALÁCIO DAS INDÚSTRIAS. Esta instalação trará como tema o edifício sede do Museu Catavento e sua relevância pra a cidade de São Paulo.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.

Nova exposição ECONOMIA CIRCULAR DO PLÁSTICO
Breve descrição: Módulo expositivo aborda através de painéis interativo, hologramas, markups e projeções mapeadas, a descoberta e sintetização do plástico, como sua aplicação na indústria de massas foi responsável por diversas mudanças nos objetos do nosso cotidiano, como o modelo de economia linear de descarte de resíduos está causando danos ao meio ambiente tendo o plástico como um dos principais agentes e como a economia circular pode remediar o problema.
Data(s): 29 de novembro. | Horário: 18h. | Divulgação: Redes sociais do museu.
 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.