Casa Sustentável estará disponível para visitação no Museu Catavento

Em tempos de crise e de consciência com o meio ambiente, ter uma casa sustentável é o sonho de qualquer um. A ideia já é uma realidade e poderá ser visitada entre os dias 15 e 19 de novembro, no Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Criada pelo projeto Museu Teatro Casa Sustentável, com apoio da Lei Rouanet e patrocínio da empresa INOVA, a “Casa Sustentável” é uma moradia construída com soluções sustentáveis. A entrada é gratuita aos sábados; de terça a domingo, os ingressos custam R$ 6,00 (R$ 3,00 meia entrada).

A “Casa Sustentável” conta com itens simples que são capazes de reduzir o impacto ambiental de forma eficiente, como aquecedor solar de baixo custo, captação da água de chuva e sistema caseiro de tratamento de resíduos. Além disso, a moradia foi construída de modo autossuficiente, com itens simples que buscam reduzir e reutilizar o que for possível para produzir o menor impacto ambiental e contribuir para a qualidade de vida, dentro e fora da casa.

Os visitantes poderão circular por todos os ambientes e ainda tirar suas dúvidas para saber como tudo funciona dentro da casa. “A nossa expectativa com esse projeto é mostrar que se preocupar com a preservação ambiental é algo que deve fazer parte do nosso dia a dia, e isso deve começar dentro de casa”, explica o diretor do projeto, Júlio Martinez.

Para Reginaldo Bezerra, diretor da INOVA, principal apoiadora do projeto, informações sobre reciclagem, sustentabilidade e preservação do meio ambiente precisam estar ao alcance de todos. ”Viver a sustentabilidade nada mais é do que aplicar alguns conceitos ecologicamente corretos em nossas vidas e, desta forma, desenvolver uma cultura de sustentabilidade doméstica. Esta exposição permitirá ver na prática como pode ser simples adotar algumas ideias.”, explica Bezerra.

Serviço: Casa Sustentável

Data: 15 a 19/11

Local: Museu Catavento

Endereço: Pq. Dom Pedro II – Avenida Mercúrio, S/N – Brás, São Paulo

Entrada: R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia-entrada de terça a domingo. Aos sábados a entrada é gratuita.

Sobre o Projeto Museu Teatro Casa Sustentável

Projeto que utiliza a ferramenta do Museu Casa Sustentável e do teatro para crianças e adolescentes construírem sobre a curiosidade natural e sobre o entusiasmo pela exploração. O teatro possui o papel de mobilizador de todas as capacidades criadoras e o aprimoramento da relação vital do indivíduo com o mundo contingente; as atividades dramáticas liberam a criatividade e humanizam o indivíduo, ajudando-o a aplicar e integrar o conhecimento adquirido na vida. Isso significa o desenvolvimento gradativo na área cognitiva e também afetiva do ser humano. Em seu terceiro ano de atuação, o projeto conta com o apoio da Lei Rouanet – PRONAC.