Dia das Crianças no Catavento!

O Museu Catavento trará atrações e novidades na Semana das Crianças. Além do acervo fixo, o museu terá um show de química, espetáculo teatral, oficina de fotografia, além da reabertura da Sala Olfato e inauguração da instalação “O Mundo do Perfume”. Confira:

Química em Show

A Química sempre pareceu muito complicada, mas agora vai parecer bem simples. Jovens cientistas mostrarão o que é a química no dia-a-dia num espetáculo científico, que será realizado no auditório do Catavento. O público será convidado a assistir demonstrações dos diversos experimentos com fenômenos interessantes e atrativos, que vão desde misturar líquidos até segurar fogo com suas próprias mãos sem se queimar.

As experiências realizadas no espetáculo “Química em Show” são explosivas e divertidas. Os líquidos mudam de cor, os sólidos passam por variações e os gases são liberados. Além disso, será possível presenciar diferentes tipos de energia como a luz, o som e o calor e experiências com o Luminol, Bomba de Hidrogênio com oxigênio, entre outros, que vão unir educação e diversão.

Serão 04 apresentações diárias, com duração de 30 minutos, realizadas no Auditório Catavento. Não é preciso retirar senha! A fila será formada por ordem de chegada. Venha se divertir e traga toda a família para ver a “Química em Show”.

Semana das crianças – 10/10 (terça-feira) a 15/10/17 (domingo)

Horários: dias 10 e 11: 10h/12h10 – 13h45/15h55

dias 12, 13, 14 e 15: 10h30/12h – 13h30/15h

Local: Auditório

Gigantes de Ar

Uma reunião de cenas inspiradas nas populares apresentações de circo-teatro. Comédias, dramas, habilidades, risco e coragem e todo o universo do circo popular brasileiro, que bravamente resiste praticamente sem nenhum apoio oficial, é representado por 4 palhaços que fazem as vezes de acrobatas, domadores, bailarinos e apresentador, trazendo para a rua o espírito do circo.

Através de bonecos infláveis gigantes, animais de circo são representados de forma lúdica: girafas bailarinas, um elefante azul de 4 metros, um leão medroso e um tigre engraçado são algumas das atrações do espetáculo. Gigantes de Ar já se apresentou em vários festivais nacionais de teatro de bonecos (Canela, Curitiba, SESI Bonecos) e nos festivais internacionais de Cadiz (Espanha), Miami (EUA) e Bogotá (Colômbia).

Dias: 12; 14 e 15 de outubro de 2017

Local: Tenda Externa

Horário: 14h30.

Oficina de Fotografia Artesanal

Como seria entrar numa câmera fotográfica gigante no momento da formação da imagem? Como seria  fotografar e depois observar a imagem surgir magicamente na revelação?

Esta oficina diverte enquanto ensina. Primeiramente entendemos o comportamento da luz e depois utilizamos esse conhecimento na prática.

Os participantes poderão fotografar com uma câmera pinhole (buraco de agulha), na qual uma latinha será transformada em câmera fotográfica.

Dia 12 de outubro de 12/10/2017

Sessões: 9h30 às 10h10; 10h30 às 11h10; 11h30 às 12h10; 13h30 às 14h10; 14h30 às 15h10; 15h30 às 16h10

Local: Fachada frontal

Reabertura da Sala do Olfato

Já conhecida do público do museu, a sala do olfato foi totalmente reformulada e os seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da 1ª perfumista que existiu: a natureza.

Dia 12 de outubro de 2017

Local: Seção Vida

Horário: das 9h às 17h

NOVA INSTALAÇÃO: “O Mundo do Perfume”

Apesar de se adequar às várias frentes de conteúdo do Museu Catavento a exposição “O Mundo do Perfume” integra a seção Sociedade. A instalação de 100m² está repleta de recursos digitais e através dela o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

A nova sala começa com uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade; percorre as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.

Dia 12 de outubro de 2017

Local: Arcadas subterrâneas (entrada pelo jardim interno)

Horário: das 9h às 17h

Aqui você aprende enquanto se diverte! ;)