Em janeiro, as férias terão diversão garantida no Museu Catavento!

O Catavento terá uma programação especial para divertir toda a família nas férias de janeiro. Durante todo o mês haverá muitas brincadeiras e diversão com informação no espaço.

Além do acervo fixo, diferentes oficinas, atividades interativas e espetáculos teatrais serão as atrações principais nessas férias.

Confira:

OFICINA MINI TERRÁRIO

Um microecossistema em equilíbrio. Há cerca de 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma garrafa de vidro fechada para observar a metamorfose destes insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. A partir desse incidente, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se e, atualmente, esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário.

Na oficina do Catavento, cada visitante construirá seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem e discussão da monitoria antecedente à construção. Os participantes levarão seu terrário para casa.

De 03 a 29 de janeiro

Local: Claustro

Horários: 11h, 12h, 14h e 16h.

Vagas limitadas: os participantes deverão retirar senhas no balcão da recepção.

80 ANOS BRINQUEDOS ESTRELA

O Catavento apresentará o Espaço Brinquedos Estrela, em comemoração aos 80 anos da fundação da empresa.

No Espaço Brinquedos Estrela os visitantes conhecerão o “Mundo dos Brinquedos”, um verdadeiro museu com os brinquedos que fizeram sucesso no passado; poderão fazer uma corrida em um

“Autorama” ou ainda experimentar o brinquedo “Genius” gigante. Os pequenos poderão brincar na “Brinquedoteca Estrela”.

De 03 a 29 de janeiro

Local: Claustro

Exposição temporária DO FOGO AO LED

O Catavento apresentará em parceria com o Museu da Lâmpada, uma exposição interativa que contará através de uma linha do tempo, a história da humanidade em busca da luz, desde a descoberta do fogo.

A mostra apresentará a história da lâmpada – e seus grandes inventores - a evolução e a busca pela luz artificial, passando pela lâmpada incandescente, halógena, fluorescente até as modernas lâmpadas de LED.

De 10 a 29 de janeiro

Local: Sala Multiuso – Piso superior

Espetáculos close-up de MÁGICAS

Durante e mês de janeiro, um mágico percorrerá as seções do Catavento com várias intervenções de mágicas com nossos visitantes.

De: 10 a 29 de janeiro.

FÉRIAS COM SEGURANÇA

São atividades desenvolvidas pela ARTESP e pelo DETRAN, para conscientização das boas práticas na condução de automóveis, tanto nas estradas, como no trânsito das cidades.

Simulador de Impacto: é um equipamento que simula uma colisão a 5 km/h. Apesar da baixa velocidade do impacto a experiência permite ao público a exata noção da importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás do veículo.

(Faixa etária: para maiores de 14 anos.)

Rodovírtua - Realidade Virtual: consiste na utilização de vídeos em 360° que com o auxílio de óculos de Realidade Virtual que levam ao público a uma experiência de imersão em situações que oferecem grande risco aos usuários nas rodovias. A combinação de álcool e direção, o excesso de velocidade e o uso do telefone celular ao volante são alguns dos temas explorados nos vídeos dessa ação interativa e sensorial. Os interessados poderão participar da experiência de "dirigir" sobre os efeitos do álcool em uma rodovia.

(Faixa etária: para maiores de 14 anos.)

Clube do Bem-te-vi: Com foco no público infantil, o objetivo do programa é compartilhar, por meio de palestras e brincadeiras, os princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, a “cadeirinha” e o assento de elevação, e as precauções necessárias ao utilizar o celular enquanto caminha pelas ruas.

(Livre para crianças a partir de 6 anos)

Distribuição de Gibis Turma da Mônica - Viajando com Segurança

De: 10 a 22 de janeiro.