Catavento começa obras de restauro da fachada!

Quando você chegar ao Museu e avistar pessoas penduradas nas torres, CALMA! Você não está enxergando errado! O Museu está executando uma Obra de Restauro da fachada do Palácios da Indústrias.

Ainda não entendeu? Nós explicamos! O Palácio das Indústrias, prédio que abriga hoje o Museu Catavento é um patrimônio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, junto com o CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) da Prefeitura de São Paulo.

Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Essa obra tem a execução com a verba do FID (Fundo de Interesses Difusos) da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo, serve para o ressarcimento, à coletividade, dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico, no âmbito do território do Estado de São Paulo.

O projeto do Museu contempla os restauros pontuais das fachadas e reforma das coberturas de telhas de barro do edifício. Dentro do mesmo projeto já foram restaurados portas e janelas de metal e madeira, além do relógio e do sino da torre principal, totalizando 70 elementos arquitetônicos da fachada.

Mais do que um centro de difusão da ciência, o Palácio das Indústrias faz parte da história de São Paulo e merece todo o cuidado de preservação para as gerações futuras!

Venha para o Catavento, além de ciência e história da cidade, você aprende enquanto se diverte.