O mundo mágico dos odores no Catavento!

Postado em

O mundo mágico dos odores no Catavento!

O rico e mágico mundo das fragrâncias poderá ser explorado no Espaço do Olfato, uma iniciativa do Catavento Cultural e Educacional em parceria com o Grupo Boticário, e com o patrocínio da casa de fragrância International Flavors & Fragrances(IFF).

Ao entrar no Espaço do Olfato, o visitante vai se deparar com uma engenhoca, chamada de “máquina de experimentar cheiros”, que tem quatro saídas. Na tela logo abaixo de cada uma vêm as informações sobre o que são os perfumes e um glossário básico sobre o assunto. Ele escolhe o tipo de cheiro que deseja sentir  ̶̶  fragrâncias amadeirada, chuva, floral e infância  ̶  e aciona um botão na tela. Antes de sentir o odor, ele será informado sobre como aquela fragrância é sintetizada hoje e que tipos de sentimentos ela deve provocar. Ao escolher outro tipo de odor, uma espécie de exaustor suga o cheiro testado para que não se misture ao seguinte.

Painéis explicativos e com curiosidades sobre os odores também fazem parte da instalação. O visitante ficará sabendo, por exemplo, que o ser humano é capaz de identificar cerca de 10 mil odores diferentes e que os neurônios que detectam cheiros têm vida curta, 40 dias em média, e são constantemente substituídos por células novas. E quem pensa que somos os seres vivos mais privilegiados nesse quesito, está muito enganado. Só uma comparação: os seres humanos têm cerca de 350 receptores diferentes para cheiros, enquanto ratos têm cerca de mil.

facebook icone
twitter icone
SIC
Governo do Estado de SP
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.