Museu Catavento participa da Campus Party Brasil 12

O Museu Catavento – museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – integrará a programação da Campus Party Brasil 12, no Expo Center Norte, de 12 a 16 de fevereiro de 2019. Com mostra itinerante, workshops e espetáculo de química a equipe do museu fará parte do maior evento de imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Economia Criativa, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O público poderá conferir as ações do Museu Catavento no palco Feel the Future e no espaço Educação do Futuro.

Mostra “Catavento na Campus”

As instalações da exposição reúnem experimentos de física, química e biologia, visando sempre aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico.

Área: Educação do Futuro (Open Campus)

Entre os dias 12 e 16 - das 11h às 19h.

Talk - Educação Ambiental e Ciências - Case Oficina de Terrário

Workshop/bate-papo sobre a Oficina de Terrário, promovida pelo Museu Catavento, com os Educadores Rafael Adinolfi e Thainan Ramos. Será apresentado como a Oficina de Terrário, organizada pelo museu, tem colaborado para a Educação ambiental no ensino de ciências

Dia 15/02 - das 17h às 18h

Talk - Física com criatividade - Case Oficina Carrinho com Bexiga

Um workshop/bate-papo demonstrando por meio de uma oficina sobre como utilizar materiais pedagógicos criativos no ensino de física, com os Educadores Pedro Jackson e Rodrigo Barros.

Dia 15/02 - das 18h30 às 19h

Química em Show - Encerramento da Campus Party 12

O popular “Química em Show”, sucesso de público do Museu Catavento, encerrará a programação do Palco principal da Campus Party 2019 no sábado (16). Jovens cientistas - monitores e educadores do museu - mostrarão o que é a química no dia-a-dia com um divertido espetáculo.

Área: Palco Feel the Future (Arena)

Dia 16/02 – das 18h às 19h

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.

Sobre o Espaço Educação do Futuro

Localizado na área Open, que é gratuita e aberta ao público, o projeto conta com a parceria da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa que representa o Laboratório Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab no Brasil. O objetivo é apresentar e discutir como a tecnologia aliada a criatividade pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento humano.

Sobre o museu

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial. Mais informações sobre o Museu Catavento: www.cataventocultural.org.br; www.facebook.com/cataventocultural; https://www.instagram.com/museucatavento.

Para conhecer a programação cultural de todo o estado, acesse a plataforma SP Estado da Cultura – www.estadodacultura.sp.gov.br. Acompanhe a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo nas mídias sociais: Facebook: /culturas | Twitter: @culturasp | Instagram: /culturas | Spotify: /culturasp

Informações para a imprensa

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo