3º Encontro de Professores - a astronomia e a humanidade

Em 2019, celebramos dois momentos muito importantes para a história da humanidade, os 100 anos da observação do Eclipse de Sobral, que trouxe evidências fundamentais para confirmação da teoria da relatividade geral, e os 50 anos do homem na Lua, que levou a humanidade a um novo patamar de desenvolvimento tecnológico. Essas grandes datas serão o ponto de partida do 3º Encontro de Professores do Museu Catavento que terá como tema a Seção UNIVERSO, área do museu dedicada à astronomia.

A programação contará com um minicurso ministrado pela professora de história da Ciência Beatriz Bandeira, da Universidad Nacional de Tres de Febrero – UNTREF/Buenos Aires, além de visitas mediadas na Seção Universo, que possibilitará um aprofundamento teórico e prático nas seções e instalações do Catavento que tratam do tema.

O Encontro de Professores é um projeto do setor Educativo do Museu Catavento, que objetiva a realização de uma série de encontros ao longo do ano visando aproximar, integrar e discutir as possibilidades educativas, experimentos, metodologias e ferramentas desenvolvidas no museu com o objetivo de colaborar no processo de ensino/aprendizagem de professores, educadores e coordenadores pedagógicos, fomentando um espaço para ampliação do seu repertório enquanto agente multiplicador de saberes científicos e culturais.

DESCRIÇÃO DO 3º ENCONTRO

Encontro de Professores – A astronomia e a humanidade
24 de agosto, das 9h00 às 18h

08h30 – 09h30 Café Colaborativo
09h30 – 09h45 Abertura
09h45 – 12h00 Minicurso – Ciência, Tecnologia e Educação Interdisciplinar – Beatriz Bandeira, UNTREF/Buenos Aires
12h00 – 13h30 Pausa para Almoço
13h30 – 14h00 Divisão dos grupos para Visita Mediada Exploratória
14h00 – 16h00 Visitas Medidas Exploratórias no setor UNIVERSO
16h00 – 16h30 Exercícios Pedagógicos
16h30 – 17h45 Apresentação dos resultados dos exercícios
17h45 – 18h00 Encerramento

Atividade Gratuita
Inscrição: deve ser feita no site sympla.com/museucatavento entre os dias 15 e 22 de agosto.
Professores da Rede Professor Catavento poderão se inscrever a partir do dia 15/08, demais participantes a partir do dia 17/08.

Informações: (11) 3246-4188 – [email protected]
Local: Museu Catavento (Auditório)
Estacionamento com preço fixo de R$15,00 para os participantes.
O certificado de participação será enviado por email após o evento.

Datas dos encontros e suas temáticas:

23 de março Museu Catavento 10 Anos (Seção Sociedade)
18 de maio Semana Nacional de Museus (Seção Vida)
24 de agosto A astronomia e a humanidade (Seção Universo)
23 de novembro A ciência e a engenhosidade (Seção Engenho)

Duração Total: 32 Horas em 4 encontros presenciais (8 horas por encontro)
Público alvo: Professores, educadores e demais interessados