Museu Catavento e UNIFAL - MG promovem mini curso para professores de biologia

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas promove, no dia 01 de setembro de 2018, o mini curso “Produção de material didático para o ensino de biologia celular e tecidual”.

Para facilitar a visualização e compreensão do conteúdo abordado nos livros didáticos, os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), junto ao Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), passaram a desenvolver novas metodologias de ensino buscando a transmissão de conhecimento de uma maneira lúdica e possibilitando um panorama mais adequado do conteúdo científico.

Assim, através do mini curso que será oferecido no Museu será possível estimular professores do ensino médio e fundamental a criarem e confeccionarem seu próprio material didático, visando facilitar e otimizar o processo de ensino/aprendizagem e possibilitando o aprimoramento das aulas.

A aula expositiva será ministrada pela professora Dra. Andrea M Amarante Paffaro que será auxiliada pela professora Dra. Talita Sarah Mazzoni. Os interessados devem confirmar sua presença pelo [email protected].

Cronograma:

Aula Teórica – 13h-15h

Oficinas – 15h - 17h (30 min cada)

Mesa 1 e 2: Montando a Macrocélua

Mesa 3: Criando Modelos Celulares 3D (célula animal e vegetal)

Mesa 4: Produzindo lâminas histológicas gigantes (estruturas teciduais que podem ser vistas a olho nu)

Mesa 5: Confeccionando Cromossomos e cariótipo gigante

Mini currículo:

Profa. Dra. Andrea M Amarante Paffaro Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), Pós Doutora pelo Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento - Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo - USP (2005), Pós Doutora pelo Magge Woman Research Institute, Pittsburgh University (2014).

Profa. Dra. Talita Sarah Mazzoni, possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Licenciatura (2005) e Bacharelado (2006) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; mestrado (2009) e doutorado (2013) em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas; e pós-doutorado (2016- ) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Botucatu,SP.

SERVIÇO:

Data: 01/09/2018 - sábado

Quantidade de pessoas: 20 (teórico e prático)