Museu Catavento comemora nove anos em março

Em seu mês de aniversário, o Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - realizará três atividades, de 04 de março a 22 de abril, em parceria com o grupo “Urban Sketchers” e com o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A programação contará com ações cujo objetivo é destacar a importância do desenho de observação para a ciência e as potencialidades dessa prática para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento investigativo, uma forma de tornar a aprendizagem divertida e estimulante. São elas:

• 118º Encontro Urban Sketchers

No dia 4 de março, o Catavento sediará um encontro do Grupo de desenhistas urbanos “Urban Sketchers”. Trata-se de uma comunidade global presente em mais de 60 países com a missão de promover e divulgar os valores artísticos, descritivos e educacionais da prática do desenho de observação.

A atividade é aberta a todos e terá como tema o espaço expositivo do Museu Catavento, que será revelado por meio dos olhares dos participantes. Desta forma, os experimentos, a cenografia, a fauna, a flora, as ambientações oferecidas e as interações dos visitantes com o espaço poderão ser explorados.

Esta atividade será totalmente gratuita, e os participantes receberão também um certificado de participação. Os que quiserem doar seus desenhos para o Museu receberão um certificado de doação personalizado.

• Catavento em Família – Oficina Desenhando o Catavento

A partir do dia 10 de março até o dia 22 de abril, sempre aos sábados e domingos, será oferecida uma atividade especial para as famílias. Na oficina “Desenhando o Catavento”, inspirada no projeto “Desenhança” do Museu de Arte Sacra de São Paulo, os participantes vão aprender técnicas de observação e explorar o museu registrando tudo em um “SketchBook”, caderno utilizado pelos desenhistas de observação. A cada final de semana será trabalhado como tema uma das grandes áreas do Museu: Universo, Vida, Engenho e Sociedade, uma forma de ampliar o olhar sobre o Museu e suas exposições.

Ao final das oficinas, os desenhos serão digitalizados e posteriormente expostos para valorizar e dar visibilidade às diferentes formas de ver e descrever o Catavento, além de promover interação e troca de experiências para as famílias.

• Exposição Desenhando o Catavento

A exposição "Desenhando o Catavento", que iniciaria no dia 24 de março, será inaugurada no dia 10 de abril para inclusão de novas doações recebidas ao longo do mês. A nova exposição temporária contará com as obras feitas no 118º Encontro Urban Sketchers e oferecerá uma imersão nas subjetividades e técnicas dos desenhistas, destacando e ampliando a percepção sobre o museu enquanto espaço de lazer e aprendizado.

Reunindo diferentes técnicas, amadoras e profissionais, a exposição não privilegia somente o estético, mas também o emocional de cada obra, revelando as impressões pessoais e afetivas dos visitantes e artistas sobre o Museu.

Também haverá um espaço para abrigar os desenhos feitos durante as oficinas, valorizando o olhar do visitante e estimulando a continuidade da prática de observação seja em museus ou outros espaços urbanos ou não. A exposição se encerrará no dia 29 de abril.

Foto: Alessandro Couto