No dia 22 de dezembro, o Museu Catavento, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a instalação “Mundo das Abelhas”. Com o apoio da Bayer, o ambiente interativo e sensorial vai destacar a importância das abelhas para a manutenção da biodiversidade e produção de alimentos para a sociedade. A nova atração integra o Complexo dos Polinizadores, que já conta com o Borboletário e o Jardim de Polinizadores.
O Mundo das Abelhas está dividido em três estações – “Natureza”, “Fazenda de Abelhas” e “Colmeia” - em uma área de 100 m², no claustro do Museu, em frente ao Jardim e ao Borboletário. A entrada é um portal em formato de colmeia, que convida o visitante a vivenciar o universo das abelhas. A primeira estação proporciona uma experiência sensorial, na qual o público pode assistir a filmes e participar de jogos interativos, incluindo o de memória, que mostra os principais tipos de abelha que existem no mundo.
No espaço central, a “Fazenda de Abelhas”, o piso tem textura de madeira rústica. A ideia é mostrar para os visitantes uma estrutura de colmeia industrial, como se estivessem em uma fazenda de mel. Nesta parte, é abordada de que forma as abelhas se organizam em sociedade e outras curiosidades. Na seção, ficam disponíveis microscópios com lâminas que mostram pólen, mel e olhos das abelhas.
Na última parte da atração, a ambientação conta com o som direcional do voo das abelhas e o aroma de mel, para que os visitantes se sintam dentro de uma colméia. Também é realizado um jogo interativo de perguntas e respostas, no qual o participante deve adivinhar algumas peculiaridades sobre as abelhas.