No dia 04 de dezembro, sábado, a tenda do Museu Catavento será palco das apresentações da Camerata de Violões, Regional de Choro e Big Band do Guri. Os Grupos Infantis e Juvenis são uma iniciativa do Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
A Camerata de Violões do Guri faz a abertura dos concertos às 11h. O grupo apresenta o programa Opinião, que traz composições do espetáculo homônimo, realizado em 1964, alguns meses após a eclosão do Golpe Militar no Brasil. A regência é de Thales Maestre. Entre as canções, as alunas e os alunos abordarão a realidade atual, como a instabilidade política e a diminuição do poder de compra dos brasileiros.
Sobre o processo de escolha de repertório, o regente declara: “Na abertura do concerto, pensamos na Marcha da Quarta-Feira de Cinzas de Vinícius de Moraes. Escolhemos Opinião, do Zé Keti, que era a voz do morro contra a intervenção nas favelas. A música Carcará é simbólica na ideia de resistência e sobrevivência diante das dificuldades. O repertório deixa uma mensagem importante: mais do que nunca é preciso cantar”.
Em seguida, às 11h30, é a vez do Regional de Choro apresentar o programa Prelúdios do Choro. O grupo homenageia a alvorada do choro com peças de Chiquinha Gonzaga, Sinhô, José Carvalho de Bulhões e João Adalto Silva. “A ideia do repertório, didaticamente falando, é mostrar para o público o início do gênero e os seus célebres compositores“, completa o regente Marcelo Candido.
A Big Band do Guri encerra as apresentações do dia com o programa Entre o Xote e o Reggae. Sob a batuta de Paula Valente, o repertório abarca composições de Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, João do Vale e Peter Tosh. “Tanto o xote quanto o reggae tem uma característica muito similar: a rítmica. Eles possuem uma formação pontuada” explica a regente. A programação completa está disponível em: http://gurisantamarcelina.org.br/
GRUPOS INFANTIS E JUVENIS | Temporada 2021
CAMERATA DE VIOLÕES DO GURI
Thales Maestre, regência
PROGRAMA
ZÉ KETI Opinião [arr: Thales Maestre]
JOÃO DO VALE / JOSÉ CÂNDIDO
Carcará [arr: Thales Maestre]
EDU LOBO Boranda [arr: Thales Maestre]
CARLOS LYRA / VINICIUS DE MORAES Marcha da Quarta Feira de Cinzas [arr: Thales Maestre]
Data: 04 de dezembro, sábado, 11h
Local: Museu Catavento (Tenda)
Endereço Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
ENTRADA GRATUITA
REGIONAL DE CHORO DO GURI
Prelúdios do Choro Marcelo Candido, regente
PROGRAMA
JOSÉ CARVALHO DE BULHÕES
Irresistível [arr: Marcelo Candido]
CHIQUINHA GONZAGA Gaúcho, Corta Jaca [arr: Marcelo Candido]
JOÃO ADALTO SILVA O Rebolado da Vovó [arr: Marcelo Candido]
SINHÔ
Jura [arr: Marcelo Candido]
Data: 04 de dezembro, sábado, 11h30
Local: Museu Catavento (Tenda)
Endereço Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
ENTRADA GRATUITA
BIG BAND INFANTO JUVENIL DO GURI Paula Valente, regente
PROGRAMA
LUIZ GONZAGA / ZÉ DANTAS
Xote das meninas [arr: Paula Valente]
JOÃO DO VALE Pisa na Fulô [arr: Paula Valente]
GILBERTO GIL / LIMINHA
Vamos fugir [arr: Paula Valente]
PETER TOSH Johnny B Goode [arr: Paula Valente]
Data: 04 de dezembro, sábado, 12h
Local: Museu Catavento (Tenda)
Endereço Av. Mercúrio, s/n - Parque Dom Pedro II, São Paulo
ENTRADA GRATUITA
Guri Capital e Grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 44 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um
trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.
Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 44 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.
Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Museu Catavento
O Museu Catavento, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
Informações para a imprensa:
Comunicação | Santa Marcelina Cultura Tel.: (11) 3585-9897 | 99659-2523 Renata Franco – [email protected] Iago Rezende – [email protected]
Assessoria de imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 (11) 98849-5303 (plantão) [email protected]
Museu Catavento – Flavianny de Oliveira - (11) 3246 4190 | [email protected]
Redes sociais do museu:
Facebook: @cataventocultural
Instagram: @museucatavento
Twitter: @MCatavento
Youtube: Museu Catavento
Spotify: museucatavento