#Live: Concepção e montagem de exposições em museus de ciências.

O Museu Catavento – equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, administrado pela Catavento Cultural e Educacional – realiza no dia 21/12, às 17h, uma live sobre concepção e montagem de exposições em museus de ciências. A atividade faz parte das ações desenvolvidas pelo Programa de Integração ao SISEM-SP que busca aproximar o Museu Catavento de outras instituições museológicas e centros culturais do estado de São Paulo.

A live ocorrerá no Instagram e Facebook da instituição e conta com a participação do professor e mestre em educação, Anibal Fonseca, que atua há mais de 30 anos na área de museus, através de sua empresa Ciência Prima. Para aproveitar a expertise do convidado, o educador Gabriel Giannini, responsável pelas seções Astronomia e Engenho no Catavento, media a conversa e explora, entre outros aspectos, a experiência na concepção de instalações em museus em todo o país e no Museu Catavento.

A atividade integra as campanhas #CulturaEmCasa e #CataventoEmCasa criadas para promover cultura e conhecimento no ambiente virtual.

Serviço:

“Concepção e montagem de exposições em museus de ciências”

21 de dezembro – às 17h

No Instagram e Facebook do Museu Catavento.

Redes sociais do museu:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre Anibal Fonseca

Foi professor de física de diversas escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo. Possui mestrado em Ensino de Ciências pela USP, autor de livros didáticos paradidáticos de ciências e, desde 1991, se dedica ao desenvolvimento de projetos de centros e museus de ciências em diversas regiões do Brasil, através de sua empresa, A Ciência Prima. Participou do processo de concepção e de construção de  projetos de popularização da ciência como: Sabina, em Santo André, Museu interativo de ciências de São José dos Campos, Praças da ciência na Bahia, Museu Catavento em São Paulo, Museu da Água em Campinas entre outros.