Programação do mês de novembro do Museu Catavento

Postado em

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL E PRESENCIAL – Novembro

1. Nome da Ação – Exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA

Breve descrição: A exposição temporária MULHERES NA CIÊNCIA visa promover maior visibilidade às mulheres que se dedicaram e dedicam às ciências. Na exposição, serão apresentadas12 mulheres cientistas, de diferentes épocas, nacionalidades e campos do conhecimento e que exerceram de maneira significativa seu trabalho em prol da ciência. Ao difundir os trabalhos destas cientistas, a exposição também tem por objetivo demonstrar que é possível vencer barreira e servir de inspiração para jovens e meninas na carreira da pesquisa científica.

Data(s): 25 de Outubro de 2021 a 22 de Fevereiro de 2022. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

2. Nome da Ação – Palestra com Richard Culatta

Breve descrição: Richard Culatta, CEO da ISTE (International Society for Technology in Education), com vasta experiência em política educacional, formação de professores, tecnologia educacional e inovação. Numa conversa descontraída, voltada especialmente para professores e educadores, Culata apresentará aos participantes, inovações no ensino e dicas para engajar e motivar alunos para as áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). A palestra virtual será em inglês com tradução simultânea para português. Os interessados deverão fazer inscrição prévia por meio XXXX e receberão posteriormente link da plataforma ZOOM para participação.

Data(s): 29 de novembro.| Horário: 16h.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

3. Nome da Ação – Exposição temporária O DIA SEGUINTE

Breve descrição: A exposição “O Dia Seguinte” é, ao mesmo tempo, uma grande experiência imersiva e um chamado à mudança. A mostra interativa conta a história do aquecimento global, explica como chegamos até aqui e apresenta saídas reais para a crise climática  a partir dos centros urbanos. A crise climática é uma dura realidade que impacta todas as esferas da nossa vida, da saúde e moradia à geração de trabalho e renda, da segurança e educação à igualdade racial e de gênero. Mas todo cenário de Desordem é também uma oportunidade para a Transformação, e é nele que O Dia Seguinte aposta. Em mais de 700 metros quadrados lúdicos e sensoriais, percebemos a urgência de construir um novo futuro para a Humanidade, inteiramente possível, com cidades mais inclusivas e sustáveis. O propósito da exposição é ser informativa e inspirar novas atitudes em relação ao mundo em que vivemos. Com conhecimento, o futuro passa a ser uma questão de escolha. A cidade do amanhã será a que nós construirmos. A cidade possível será a que nós quisermos. Que caminhos iremos tomar?

Data(s): até 14 de novembro.| Divulgação: Redes sociais do museu

 

4. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Proclamação da República

Breve descrição: Apresentação de vídeo explicativo, contando um pouco da história da Proclamação da República no Brasil.

Data(s): 15 de novembro.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

5. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Armistício

Breve descrição: Para marcar o Dia do Armistício, reels explicando o que é esta data e qual sua relevância.

Data(s): 11 de novembro.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

6. Nome da Ação – HOJE É DIA DE Consciência Negra

Breve descrição: Para marcar o Dia da Consciência Negra, reels.

Data(s): 20 de novembro.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

7. Nome da Ação – MUSICA NO CATAVENTO

Breve descrição: O Guri Santa Marcelina, por meio de seus alunos da Banda Infanto a Banda Juvenil, fará duas apresentações na área externa do Museu Catavento. As apresentações são livres para todos os públicos e contará com repertório de músicas populares.

Data(s): 06 de novembro.| Horário: 11h.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

8. Nome da Ação – Catavento Acessível

Breve descrição: Dia nacional da prevenção e combate a surdez - Gravação de REELS.

Data(s): 10 de novembro.| Divulgação: Redes sociais do museu.

 

9. Nome da Ação – Catavento Acessível

Breve descrição: Dia Nacional da Pessoa Surdocega - Gravação de REELS.

Data(s): 12 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

10. Nome da Ação – Exposição temporária Rede Biomar UM OCEANO PARA TODOS

Breve descrição: A Exposição de Fotos da Rede Biomar “Um oceano para todos” é um convite para navegar pelo ambiente marinho onde é possível vislumbrar e se encantar pelos animais marinhos vivendo em seus habitats naturais, locais remotos e pouco acessíveis, mas que precisam de esforços para a conservação. A Rede Biomar foi criada em 2006 e conta com cinco projetos, patrocinados pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Projeto Albatroz, Projeto Baleia Jubarte, Projeto Coral Vivo, Projeto Golfinho Rotador e Projeto Meros do Brasil. A exposição traz informações sobre os projetos que trabalham com pesquisas científicas, políticas públicas e ações em educação ambiental para conservar mais de 60 espécies marinhas ameaçadas de extinção no Brasil.

Data(s): a partir de 26 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

11. Nome da Ação – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Breve descrição: Para marcar o Dia da Consciência Negra, o Museu Catavento apresentará Oficina Bonecas Abayomi. As Bonecas Abayomi são pequenas bonecas negras, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca foi criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão, e era confeccionada com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos, além de ser considerada como amuleto até hoje.

Data(s): 20 de novembro. | Divulgação: Redes sociais do museu.

 

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.