Palácio das Indústrias, edifício que faz parte da História Paulistana!

Palácio das Indústrias - Histórico

O Palácio das Indústrias, nome do prédio onde está instalado o Museu Catavento, foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes.

Com o surgimento do período industrial em São Paulo, foi necessária uma readequação do espaço urbano. A reforma arquitetônica de São Paulo foi feita pelo engenheiro-arquiteto Ramos de Azevedo e sua equipe, responsável por grande parte dos prédios históricos da cidade, dentre eles o Palácio das Indústrias.

O projeto foi idealizado como um espaço aberto ao público para exposições industriais, agrícolas e comerciais, focando os avanços paulistas nessas áreas.

Domiziano Rossi, sócio do escritório de Ramos de Azevedo, é o responsável pelo projeto arquitetônico, que com o Palácio, pretendia ilustrar a significativa importância econômica de São Paulo.  O prédio em si é uma grande apologia dessa grandeza econômica e política que São Paulo representava naquele momento. As exposições foram o propósito da construção do Palácio das Indústrias, e foram realizadas entre 1917 e a década de 1930.

Venham para o Catavento com suas famílias e amigos e descubram um pouco mais dessa história!