Oficina Prática de “Conservação de Acervos Taxidermizados”

Postado em

Oficina Prática de “Conservação de Acervos Taxidermizados” em parceria com o Zoológico de Guarulhos 

Ação integra o Programa Conexões Museus SP e oferece formação técnica com atividade prática voltada a profissionais do Zoológico de Guarulhos e demais interessados. 

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, organiza e promove, no dia 23 de junho, das 14h às 18h, por meio do Programa Conexões Museus SP e em parceria com o Zoológico de Guarulhos, a oficina prática de “Conservação de Acervos Taxidermizados”. 

 A oficina prática tem como objetivo apresentar e exercitar técnicas voltadas à conservação de acervos taxidermizados, com foco em sua preservação física e aparência realista para usos científicos e educativos. Durante a atividade, serão compartilhados métodos, materiais e produtos específicos utilizados no processo de conservação. 

A oficina será conduzida presencialmente por Andressa Radtke Baungratz, mestre e doutora em Zootecnia. A ação terá como público-alvo profissionais do Zoológico de Guarulhos e de museus em geral, além de pesquisadores, museólogos, biólogos e demais interessados em taxidermia e conservação de acervos biológicos. 

Essa atividade integra uma ação formativa mais ampla, composta pelo curso “Gestão de Acervos Biológicos”, que oferece fundamentos teóricos e técnicos sobre o tema. A participação no curso demanda inscrição distinta, por meio deste link: CLIQUE AQUI 

 

Serviço 

Data: 23 de junho de 2025, segunda-feira 

Horário: das 14h às 18h 

Endereço: Av. Glória Pagnoncelli 344, Guarulhos – SP – CEP: 07081-120 
Inscrições: CLIQUE AQUI

*Haverá certificado de participação. 

  

Sobre o Zoológico de Guarulhos: 

O Zoológico Municipal de Guarulhos é uma importante área verde e de lazer da cidade de Guarulhos. Existente desde 1981, mantém cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies, priorizando a fauna nacional com 91% das espécies do plantel sendo nativas. O ZooGuarulhos participa de programas de conservação de espécies ameaçadas, bem-estar animal, realiza pesquisas científicas e atividades de educação para conservação da biodiversidade. Os animais recebem cuidados constantes, tanto preventivos como curativos, por uma equipe de biólogos, veterinários e tratadores, incumbidos na manutenção de sua saúde e bem-estar. 

  

Minibio Andressa Radkte Baungratz:  

 Andressa Radtke Baungratz é doutora em Zootecnia – Produção Animal e professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos. Atua há mais de quatro anos com taxidermia, com ênfase na conservação ambiental e na valorização da fauna como ferramenta educativa e científica. Nesse período, tem contribuído com projetos de pesquisa e extensão, além de ministrar cursos, oficinas e palestras voltadas à formação profissional e à divulgação do patrimônio natural. 

  

Redes sociais do Zoológico de Guarulhos 

Facebook: @zooguarulhos 

Instagram: @zooguarulhos 

 

Informações para a imprensa  

Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo  

(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585 / (11) 98849-5303 (plantão) | [email protected] 

 

Assessoria de imprensa do Museu Catavento:  

BMCOM Bia Murano – [email protected] – 11 9 8309-8302  

Elisa Espósito – [email protected] – 11 9 7336-8002 

 

Zoológico de Guarulhos 

Alinne Prado de Oliveira - (11) 2455-4999 | [email protected]  

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.