Catavento na Europa - Santos Dumont: entre máquinas e sonhos ✈️✨

Postado em

A partir de 14 de abril, o Museu Catavento — instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo — inicia, pela primeira vez, uma itinerância internacional.

A exposição "Santos Dumont: Entre Máquinas e Sonhos", que ficou em cartaz de setembro de 2023 até 30 de março de 2025 no Museu Catavento, será exibida simultaneamente em Budapeste, na Hungria, e em Košice, na Eslováquia.

A mostra é resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil na Hungria, o Consulado da Hungria em São Paulo e conta com o patrocínio da Embraer. O objetivo é destacar a genialidade de Santos Dumont, pioneiro da aviação, e suas inovações que transformaram diversas áreas do conhecimento.

Originalmente idealizada por ocasião dos 150 anos de nascimento de Santos Dumont, a exposição chega à Europa em uma versão adaptada. Em Budapeste, será montada na Academia de Ciências da Hungria, com três réplicas de aeronaves criadas especialmente para o Catavento:

  • o icônico 14-Bis, primeira aeronave a realizar um voo com decolagem própria;
  • o Demoiselle, concebido após o 14-Bis, com estrutura mais leve;
  • e o Dirigível nº 9, popularizado por Santos Dumont em passeios diários — visitando amigos, estacionando em frente a restaurantes e até mesmo em sua própria casa.

Além das réplicas, serão exibidos 20 painéis sobre a trajetória do inventor, que também criou o relógio de pulso. A exposição será inaugurada na Academia de Ciências e, posteriormente (em data a definir), seguirá para outros espaços culturais da cidade, como bibliotecas e centros culturais.

Paralelamente, a exposição também será apresentada no Museu da Aviação em Košice, a partir do dia 14 de abril. Lá, serão exibidos os 20 painéis biográficos de Santos Dumont, destacando seus momentos mais marcantes. Após a itinerância por Budapeste, as três réplicas em miniatura seguirão para o Museu da Aviação da Eslováquia, onde permanecerão em exibição.

A mostra apresenta não apenas os feitos aeronáuticos de Santos Dumont, mas também traços de sua personalidade inovadora. Entre os destaques estão sua casa em Petrópolis, onde criou invenções para facilitar o cotidiano — como uma escada compacta e um chuveiro que misturava água quente e fria. Outros elementos abordados incluem a criação do relógio de pulso, sua oficina maker, e sua decisão de não patentear suas invenções, permitindo que fossem livremente copiadas.

Toda a exposição reforça a conexão entre o legado de Santos Dumont e a missão do Museu Catavento: despertar o interesse pela ciência e tecnologia por meio da curiosidade e da inspiração.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.