#AcervoCatavento - Avião Douglas - DC3

Quer descobrir uma curiosidade sobre o nosso acervo?

Então se liga na informação abaixo:

O modelo DC-3 exposto na área expositiva do Museu Catavento foi inicialmente construído para ser um modelo militar, com dois motores R-1830 e com capacidade extra de combustível, permitindo rotas como China – Burma – Índia, utilizado como cargueiro na Segunda Guerra Mundial. ⁣

A VARIG, após o término da Segunda Guerra Mundial, adquiriu uma grande frota de aviões DC-3, em 27 de agosto de 1946, onde foi inaugurada a linha Porto Alegre - São Paulo - Rio de Janeiro.

Com a chegada dos Electra II e dos Avro, o modelo começou a ser retirados de operação. Nos anos 70 eles realizavam apenas voos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Durante 25 anos essas aeronaves prestaram inestimáveis serviços à VARIG, tanto no transporte de passageiros quanto no de cargas.

O último voo do DC-3 ocorreu no dia 14 de agosto de 1971, com a aeronave de matrícula PP-VDM.

Fonte: varig-airlines.com/
Foto: Pâmella Andrade