Nas férias de janeiro, Museu Catavento oferece atrações especiais para toda a família

Durante todo o mês de janeiro, o Museu Catavento – museu de ciências da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – oferecerá uma programação especial com diversão e informação. Com as restrições de atendimento ao público, em função da pandemia, as ações serão realizadas em sua maioria no formato virtual. Além de atividade produzida pela própria equipe do Educativo do museu, serão transmitidos 13 espetáculos em parceria com a Cia. Buzum! e um deles tem cronograma e regras específicas para apresentação presencial. Confira:

Espetáculos em parceria com a Cia. Buzum!. - uma companhia de teatro itinerante que já percorreu todo o Brasil levando a magia do teatro de bonecos a escolas e instituições. As apresentações ocorrem em um ônibus que se transforma em sala de teatro.

• Transmissões ao vivo:

O GRANDE PERIGO conta a saga de Tatá, uma pequena tartaruga que nada mar adentro em busca de sua mãe. Após enfrentar vários perigos marinhos, Tatá se depara com o pior deles, um enorme emaranhado de plástico que foi parar em alto mar e representa O Grande Perigo para os animais marinhos.

11 de janeiro, às 15h

No YoutubeMuseu Catavento.

DARWIN BR, mostra a jornada do naturalista Charles Darwin em sua passagem pelo Brasil na famosa viagem de volta ao mundo.

13 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

FILHOTES DO BRASIL mostra a relação de alguns animais em extinção e seus filhotes.

15 de janeiro, às 15h.

No YoutubeMuseu Catavento.

INTOLERÂNCIA, espetáculo para o público adolescente, fala sobre bullying e quem conta essa história é a camiseta, a mochila e o caderno de uma menina que sofre agressões na escola.

16 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

O MUNDO É UMA BOLA: uma viagem sobre a história do futebol, desde seu surgimento, há 5.000 anos na China até hoje, ao se tornar paixão mundial.

17 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

13 GOTAS, dois cientistas “malucos” em seu laboratório fazem diversas experiências com a água, mostrando a importância de cuidarmos desse bem essencial à vida.

19 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

MÁQUINAS, através de um amor de milhões de anos, mostra a evolução dos meios de transporte.

21 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

ENERGIA, um monstrinho, personagem de um jogo de vídeo game, passa por diversas aventuras para descobrir os cinco meios de produção de energia elétrica no Brasil.

23 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

QUE LIXO É LIXO? Dois cientistas no espaço ouvem um importante recado do planeta Terra e voltam para contar às crianças sobre o cuidado que temos que ter com o lixo que produzimos.

24 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

SABOR DE VITÓRIA mostra a importância de nos alimentarmos corretamente para termos uma saúde de ferro!

26 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

MAMULENGO. Espetáculo sobre a Cultural Popular. Mamulengo é uma homenagem aos bonecos populares do nordeste que viraram patrimônio cultural brasileiro.

28 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

CAIPIRA. Espetáculo da Cultura Popular. Caipira é um resgate da cultura do interior do país e a importância do folclore.

30 de janeiro, às 15h.

No Youtube – Museu Catavento

CURUMIM. Espetáculo sobre a Cultura Popular. Curumim é uma versão de uma história indígena sobre o surgimento da mandioca.

31 de janeiro, às 15h.

• Presencial

Espetáculo O GRANDE PERIGO – com a Cia. Buzum!

A equipe do Buzum! também fará apresentações presenciais, mas apenas para os visitantes já agendados previamente para visitar o museu, seguindo os protocolos e medidas da fase amarela do Plano São Paulo. "O Grande Perigo" narra a história de Tatá, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe e enfrenta vários perigos. Devido à pandemia do COVID-19, o espetáculo será apresentado ao ar livre, respeitando o distanciamento. Livre para todas as idades.

De 13 a 17 de janeiro e 20 a 24 de janeiro.

Horário: várias sessões presenciais ao longo do dia.

• Vídeo educativo

GIGANTES DO BRASIL - especial de férias

Vídeo apresentando a fauna e flora dos jardins externos do Museu Catavento. Nessa apresentação o público conhecerá espécies como ipê, pau-brasil e tipuana. Além disso, aves e peixes que compõem nosso jardim.

15 de janeiro, às 15h.

Divulgação: Redes sociais do museu.

Redes sociais do museu:⁣⁣
⁣⁣