Exposição Oceano Sem Fronteiras

Postado em

"Museu Catavento recebe exposição imersiva 'Oceano Sem Fronteiras', em parceria com o Ministério da Cultura e Enauta".

A experiência provoca reflexões sobre as ameaças ao Oceano e apresenta a ciência e a educação como soluções para o uso sustentável dos recursos marinhos

 

De 16 de junho a 30 de julho, o Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, recebe a exposição interativa e imersiva "Oceano Sem Fronteiras", uma experiência lúdica que mostra a grandiosidade dos mares e suas profundezas, propondo reflexões sobre como podemos garantir uma relação sustentável e saudável com esse ecossistema. A exposição acontece dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU (2021 - 2030).

 

Por meio de projeções, o público faz um mergulho no fundo do mar e pode interagir com seres marinhos para entender como é possível proteger o Oceano. A exposição conta conteúdos diversos, mapas e painéis sobre a economia oceânica, o litoral brasileiro, a relação dos humanos com o mar, e alerta para os problemas que afetam a biodiversidade com consequências para toda a população. No Museu Catavento, a exposição ficará localizada na ala 3 do Claustro, próximo ao Borboletário.

 

"Mais do que levar à nossa audiência arte, ciência e tecnologia, queremos engajar o público chamando-o à ação em relação à conservação do Oceano. Nossa ideia é que o visitante tenha diferentes sensações e reflexões em relação aos mares: seja por sua beleza e biodiversidade, por seus segredos e mistérios, por seus problemas e suas consequências - e buscando soluções para esses dois últimos temas",  afirma Eduardo Carvalho, curador da exposição.

 

O Oceano também é delas

De acordo com o Relatório "The Global Ocean Science", 39% dos pesquisadores de ciência oceânica em todo o mundo são mulheres. No Brasil, por exemplo, elas representam 50% ou mais no total de cientistas que estudam os mares. Para abordar a importância da presença das mulheres nestes espaços e potencializar ações e ideias pela proteção dos oceanos sob a ótica feminina, a exposição apresenta, em parceria com a Liga das Mulheres pelo Oceano, uma pesquisa com dados do mercado de trabalho, problemas e soluções para que as novas gerações tenham uma nova perspectiva de futuro. A consultoria científica é de Leandra Gonçalves, cientista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e integrante da Liga.

"Os oceanos cobrem mais de setenta por cento da superfície terrestre e são essenciais para a vida no planeta. Primar pela segurança em suas atividades, investir em pesquisas e contribuir para projetos culturais que ampliem o conhecimento sobre os ecossistemas marinhos e costeiros, é a forma como a Enauta vem atuando ao longo de sua história. O Projeto Oceano Sem Fronteiras é mais uma dessas iniciativas. A experiência é inspiradora, e provoca o pensamento crítico, chamando a atenção do público para a preservação, através da arte e da ciência", garante Rebeca Kiperman, gerente de Sustentabilidade da Enauta.

 

Para Byron Mendes, CEO da Metaverse Agency, "os projetos visam apresentar novos formatos para o público e formar novas audiências, atraindo a atenção de uma geração conectada e ávida por conteúdos relacionados à inovação".

A exposição "Oceano Sem Fronteiras" é apresentada pelo Ministério da Cultura e Enauta, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e BM Produções. Produção Dellarte Soluções Culturais. Realização da DeepLab, Metaverse Agency, Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.

 

Sobre o Museu Catavento
O Museu Catavento, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi inaugurado em março de 2009 e tem 219 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com uma expografia que contribui para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir relatos de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.
Mais informações acesse:
www.museucatavento.org.br

 

Serviço:

EXPOSIÇÃO OCEANO SEM FRONTEIRAS
 

Data: 16/06 a 30/07

Local: Museu Catavento
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo - SP

Ingressos Museu Catavento: Inteira R$ 15,00 e Meia R$ 7,50 (das 9h às 16h)

Dias de Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h
*Gratuidade às terças-feiras e para instituições públicas, em qualquer dia da semana, mediante solicitação via ofício

 

Informações para a imprensa:

​​Rebento Comunicação - @rebento.cc
Thaís Maia - [email protected] - (21) 97197-7553

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 / (11) 98849-5303 (plantão) | [email protected]

Museu Catavento - Flavianny de Oliveira – (11) 97501 - 6669 | [email protected]

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.