Exposição "Circulação EXPO ACERVO-ZUPI/PIXEL SHOW" revela a história e diversidade da arte de rua no Museu Catavento

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, tem o prazer de apresentar a Exposição "Circulação EXPO ACERVO-ZUPI/PIXEL SHOW". A mostra estará em exibição no Claustro do museu, de 4 a 15 de junho, e faz parte do Projeto aprovado no Edital PROAC 10/2022 de Artes Visuais e Circulação de Exposição.

A exposição do acervo Zupi tem como principal objetivo incentivar e disponibilizar ao público coleções e acervos privados, destacando artistas que são mestres na produção de street art, ilustração e artes gráficas, desempenhando um papel importante na história do Brasil. Em especial, enfocamos a influência significativa desses artistas em São Paulo, considerada o berço do grafite nacional. Como parte dessa celebração, incluímos a obra de Alex Vallauri de 1982, reconhecido como o "pai do grafite no Brasil", cujo legado é tão impactante que fez com que o dia de sua morte se tornasse o Dia do Grafite em nosso país.

Através desta exposição, os visitantes terão a oportunidade de conhecer artistas representantes das primeiras, segundas, terceiras e quartas gerações da arte de rua. A Exposição "Circulação EXPO ACERVO-ZUPI/PIXEL SHOW" proporcionará a crianças, jovens e adultos uma experiência única, permitindo que eles apreciem de perto e descubram os diversos estilos dessa produção artística de forma simples e acessível.

É fundamental compreender e valorizar a cultura e a arte de rua, que desempenham um papel fundamental em nossa cidade e em outras partes do mundo, trazendo cores, conceitos, críticas e alegria por onde são expostas. Durante a exposição, os visitantes encontrarão adesivos com textos e fotos que narram um pouco da história do grafite, desde suas origens até os dias atuais, destacando artistas importantes não apenas no Brasil, mas também em países como Áustria e Polônia.

Essa circulação e exposição de parte do acervo da ZUPI/PIXEL SHOW estabelece um diálogo significativo com a função museológica e educativa do museu, registrando essa história por meio de obras de arte. Além disso, a exposição apresentará obras da renomada artista Fabia Escobar, que traz um olhar singular ao reinterpretar e reutilizar materiais como madeira e azulejo. Com o objetivo de causar um impacto maior nos visitantes, a exposição será composta por obras de pinturas, grafites e ilustrações em tela, sendo a maioria delas com tamanhos maiores que 1,50m x 1,50m.

Cada obra será acompanhada de uma placa contendo um QR Code ao lado. Ao escanear o QR Code utilizando um celular habilitado, os visitantes serão direcionados para uma página na internet que fornecerá informações detalhadas sobre a obra e o artista, incluindo texto, imagem e áudio.

A Exposição "Circulação EXPO ACERVO-ZUPI/PIXEL SHOW" é uma oportunidade imperdível para mergulhar na rica história da arte de rua e apreciar a diversidade de estilos e expressões artísticas. Convidamos a todos para participarem dessa experiência única e enriquecedora.

Serviço:

Circulação Expo Acervo Zupi | Pixel Show

03 a 15 de junho de 2023, das 9h às 17h (Bilheteria fecha às 16h)

Claustro do Museu Catavento