Museu Catavento leva exposição inédita para o Internacional Shopping - “Do Macaco ao Homem - Transições”

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, leva a exposição inédita “Do Macaco ao Homem”, ao Internacional Shopping. A mostra acontece de 01 de outubro a 31 de outubro, e todos poderão aprender e explorar um pouco mais sobre a Evolução Humana.

Ancorada num acervo notável de réplicas de crânios dos nossos ancestrais e de ferramentas de pedra, a exposição de fácil visitação foi concebida pelo Museu Catavento em parceria com o Instituto de Estudos Avançados-USP. A curadoria é de Walter Neves, do IEA-USP, que possui muita experiência em divulgação científica para o grande público e traz em sua bagagem a concepção de inúmeras exposições museográficas.

A mostra “Do Macaco ao Homem – transições” trata do processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, datados em 7 milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos. A exposição não possui um circuito obrigatório de visitação e é composta por 5 módulos independentes, são eles: Evolução da Bipedia, Evolução Craniana, Evolução da Fisionomia, Evolução do Tamanho do Cérebro e Evolução da Tecnologia da Pedra Lascada.

Um dos pontos altos é a reconstituição facial dos nossos ancestrais, mostrando como eles eram quando vivos. Além disso, ao percorrer a exposição, o visitante poderá tirar fotografias entre a reconstituição in vivo e o esqueleto completo de Lucy, que foi encontrada na Etiópia em 1974/1975, ela pertence à espécie Australopithecus afarensis e é datada de 3,2 milhões de anos, sua descoberta revolucionou os estudos sobre o tema.

A participação é gratuita e indicada para qualquer idade. Crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis. A exposição é apenas um pouco do que pode ser visto em uma visita ao Museu Catavento.

O evento seguirá todos os protocolos indicados pelas autoridades sanitárias, por isso para participar é obrigatório o uso de máscaras. O local ainda contará com álcool 70% em gel à disposição dos participantes e realização de limpeza constantemente. Durante a permanência no evento os visitantes também serão orientados a manter o distanciamento de 1,5 m uns dos outros.

Serviço – Do Macaco ao Homem - Transições

Período: 01 de outubro a 31 de outubro de 2021

Horário: De segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 20h.

Local: Praça de eventos – Acesso VIP

Classificação indicativa: Livre para qualquer idade (crianças de até 12 anos devem estar acompanhadas pelos responsáveis)

Endereço: Rodovia Presidente Dutra, Saída 225, s/n – Itapegica

Informações: (11) 2414-5000 - Site  www.internacionalshopping.com