#HOJEÉDIADE - DIA DO HISTORIADOR

Postado em

#HOJEÉDIADE - DIA DO HISTORIADOR

Já imaginou acordar um dia e não saber quem você é?
Não se lembrar da sua identidade, da sua origem, da sua cultura, enfim, da sua história. Seria um pesadelo, não é mesmo?

A História tem um papel fundamental em nos dizer quem somos e qual a nossa posição diante do mundo e da sociedade. É por isso que, desde a antiguidade clássica, o ser humano preocupa-se em entender as ações dos seus antepassados, e de que forma elas influenciam no presente.

Foi a partir desses questionamentos que surgiu o ofício do historiador, e na data de hoje, dia 19 de agosto, comemoramos em todo o país o dia desse tão importante profissional. Aliás, a escolha dessa data não foi à toa: ela coincide com o dia do nascimento de Joaquim Nabuco, que foi um renomado historiador brasileiro do século XIX.

Graças aos nossos historiadores, que trabalham arduamente para manter viva a nossa memória sobre o passado, é que podemos ter a mente tranquila sobre jamais esquecermos nossa identidade. Apesar de enfrentar desafios como a desvalorização do trabalho e os discursos negacionistas, o historiador continua exercendo sua missão tão importante para a nossa sociedade.

LINK DO VÍDEO:  DIA DO HISTORIADOR

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.