Museu Catavento realiza curso sobre Patrimônio Cultural, Modernismo e o Palácio das Indústrias

Postado em

Museu Catavento realiza curso sobre Patrimônio Cultural, Modernismo e o Palácio das Indústrias

 

Curso online discute patrimônio cultural e a criação do Palácio das Indústrias no contexto do Modernismo Paulista.

 

O Museu Catavento, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo, promove, através de seu Centro de Referência, o curso online: “Modernidades e Patrimônio Cultural - O Palácio das Indústrias no contexto da urbanização de São Paulo”. O evento ocorre no dia 12 de agosto, a partir das 16h, as inscrições podem ser realizadas via plataforma Sympla. 

 

O Palácio das Indústrias, sede do Catavento, é um prédio histórico e tombado. O edifício é um ícone do centro da cidade e conhecido por muitos devido aos seus usos antes de abrigar o museu de ciências e tecnologia. A criação do Palácio se dá no processo de urbanização e expansão da urbe de São Paulo, quando – devido ao desenvolvimento da agroindústria – há um desejo de transformar a cidade rural em metrópole. 

 

O objetivo do curso é discorrer sobre o conceito de patrimônio cultural e como este se relaciona com a criação do Palácio das Indústrias no contexto da urbanização paulistana, no início do século XX. O curso contará com emissão de certificado.

 

Serviço – Museu Catavento promove Curso sobre Patrimônio Cultural, Modernismo e o Palácio das Indústrias

Data: 12 de agosto, a partir das 16h.

Informações: (11) 3315 0051

Plataforma de realização: Sympla – Link: https://www.sympla.com.br/modernidades-e-patrimonio-cultural---palacio-das-industrias-no-contexto-da-urbanizacao-de-sao-paulo__1651725

 

Sobre o palestrante:

Cauê Donato

Possui graduação em museologia, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/2015) e pós-graduação em educação patrimonial, pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES/2021). Tem experiência em processos museológicos, com ênfase em Museologia Social. Foi educador social e arte-educador. Entre 2018 e 2021 integrou a equipe do Programa CCBB Educativo - Arte & Educação (JA.CA - Centro de Arte e Tecnologia) desenvolvendo ações e executando atividades de cunho educativo, museológico e artístico. Atualmente é museólogo no Museu Catavento (UPPM/SEC) gerindo o Programa de Acervos, Programa de Integração ao SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), a reserva técnica e coordenando o Centro de Referência Museu Catavento (CR-MC). É também professor no curso técnico em museologia (Etec Parque da Juventude/CPS).

 

Informações para a imprensa

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

(11) 3339-8116 / (11) 3339-8162 / (11) 98849-5303 (plantão) | [email protected]

Fábricas de Cultura Setor A e Museu Catavento - Flavianny de Oliveira – (11) 97501 - 6669 | [email protected]

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.