Bomba de gasolina
O que conhecemos hoje como instrumento de bombeamento e medição de gasolina, não foi criado para tal fim. Em 1885 o inventor Sylvanus Freelove Bowser (8 de agosto de 1954 – 3 de outubro de 1938) criou um método para fazer a retirada de água de um poço com 70 pés de profundidade, utilizando um embolo¹ de madeira. Com o sucesso da invenção, foi reformulado o dispositivo, que se tornou uma bomba de querosene, e passou a medir e dispensar o conteúdo de forma mais prática e confiável, sendo utilizada para abastecer lâmpadas, fogões e barris.
A primeira bomba foi instalada em um estabelecimento comercial em setembro de 1885 em Fort Wayne (EUA). Browser fundou a SF Bowser Pump Company e patenteou a sua invenção em outubro 1887.
Com a evolução da tecnologia, as bombas passaram por transformações visuais, com cores mais chamativas e designers mais atraentes comercialmente para a época.
No Brasil, o primeiro carro desembarcou em Santos, em 1891, pertencendo a Alberto Santos Dumont. Para ter acesso ao combustível, era necessária a compra por armazéns independentes. Em 1919, um dos primeiros postos de combustível passa a funcionar no Brasil, na cidade de Santos. Na realidade, era apenas uma bomba, que ficava localizada na Av. Ana Costa, onde hoje está instalado o hotel Atlântico.
A peça do acervo é popularmente conhecida como “bomba coqueiro”, mas que originalmente se chama T-1 e foi fabricada pela Gilbert&Barker/Gilbarco, em 1911.
Centro de Referência do Museu Catavento
Foto: Pâmella Andrade