Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia: Boas Práticas Antirracista

Postado em

Museu Catavento realiza Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia 

A rede visa promover o intercâmbio e compartilhamento de experiências entre instituições de ciências 

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa Conexões Museus – SP, realizará no dia 11 de novembro de 2025, das 09h às 13h, o “Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia: Boas Práticas”, com o objetivo de promover o compartilhamento de boas práticas antirracistas desenvolvidas por museus parceiros e integrantes da rede. 

 

Neste ano, o encontro integra a programação especial de novembro “Consciência Negra Museu Catavento 2025”, que, sob o tema “Presença, Reparação e Protagonismo Negro no Espaço Museal”, propõe um diálogo sobre práticas antirracistas e reparadoras. O Museu Catavento, como um dos principais equipamentos culturais do país, assume uma postura de escuta e aprendizado, comprometido com a construção coletiva de uma museologia decolonial, plural e justa. 

 

Já o trabalho em rede antecede uma série de entendimentos sobre organização e gestão social, reconhecendo que redes são estruturas dinâmicas, plásticas e flexíveis, que favorecem a autogestão. A Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia (RTMCT) surge com o objetivo de congregar instituições culturais e museológicas, facilitando a troca de experiências e o diálogo, por exemplo, sobre as boas práticas antirracistas em museus de ciências e tecnologia. 

 

O encontro contará com intervenção artística, apresentações da programação “Consciência Negra Museu Catavento 2025” e participação de parceiros estratégicos, que desenvolvem de forma contínua ações afirmativas, educativas e curatoriais antirracistas.  

 

Entre os participantes confirmados estão Wil Oliveira (Ateliê AfroCultural), Isabella Lourenço Santos de Souza (Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST), Douglas Ricardo de Assis (Centro de Ciências de Araraquara - CCA), Raissa Rocha Bombini e Karina Assunção de Barros Jose (Instituto Butantan), Claudio de Paula Honorato (Instituto Pretos Novos), Antônio Montenegro (Museu e Instituto de Pesquisa Afro Odegbomi) e Otavio Henrique Faria (Museu Catavento). O objetivo é compartilhar experiências bem-sucedidas e fomentar o diálogo colaborativo entre instituições, promovendo uma cultura museal mais inclusiva e equitativa. 

 

 

Local: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo - SP, 03003-060 

Data/Hora: 11 de novembro de 2025 das 09h às 13h 
Necessária inscrição prévia pelo link: https://forms.office.com/r/3dBseFQhwZ  

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.