Bigorna
Esse acervo é uma ferramenta de trabalho em metal que consiste em um grande bloco de metal, com uma superfície superior achatada e usada como ferramenta de forjamento. As grandes maiorias das bigornas modernas são feitas de aço fundido ou forjado que foi tratado termicamente.
A superfície de trabalho principal da bigorna é conhecida como face. O rosto é endurecido e temperado para resistir aos golpes do martelo do ferreiro, de modo que o rosto não se deforma sob uso repetido.
As primeiras bigornas de que se tem notícia foram feitas de pedra e surgiram ainda na pré-história. Constituídas por metais surgiram, muito provavelmente, no Egito entre 800 a.C e 1.200 a.C, confeccionadas em bronze. Foi, provavelmente, na Idade Média que esse instrumento teve sua maior importância, na construção das armaduras e armas.
O acervo foi adquirido pela Fundação Museu de Tecnologia de São Paulo e hoje está acondicionado na Reserva Técnica do Museu Catavento.
***
Essa ação integra as campanhas #CataventoEmCasa e #culturaemcasa.
⠀
O Museu Catavento agradece aos "Amigos do Catavento" que investiram na manutenção do museu em 2020: @bayerbrasil #bvfinanceira @nestle_br @IBM #ibmbrasil @tetrapakbrasil