Acervo Catavento – Máquina de Costura

Postado em

A Máquina de Costura não é apenas uma ferramenta utilizada para a indústria da moda, ela é um retrato da evolução e inovação tecnológica. Desde criação da máquina de costura no século XVIII, por Thomas Saint, até os desenvolvimentos de Josef Madersperger e Barthelemy Thimonnier, esse artefato transformou a maneira como expressamos e vestimos nossa individualidade.

O verdadeiro avanço aconteceu em 1830, com Barthelemy Thimonnier, que projetou uma máquina capaz de costurar 200 pontos por minuto, uma revolução em comparação aos 30 pontos manuais. Mas foi Isaac Singer, em 1851, quem introduziu a primeira máquina de costura com pedal, elevando o conceito da máquina de costura um novo patamar e criando a icônica empresa Singer.

Esta peça ilustra a evolução que tornaram as máquinas de costura mais leves e práticas, tornando a ato de costurar mais acessível, facilitando o trabalho das costureiras, e permitindo que muitas mulheres entrassem no mercado de trabalho.

Essas transformações destacam como a máquina de costura transformou não apenas a moda, mas também a vida cotidiana.

A máquina de costura Original Progress, acervo do Museu Catavento, fabricada na Alemanha, se destaca por sua estrutura em metal e acionamento manual. Este item do acervo faz parte da exposição temporária 100 anos – Palácio das Indústrias e pode ser visitado no Museu Catavento.

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.