Saiba um pouco mais sobre os itens de acervo do Museu Catavento na série #AcervoCatavento:
Locomotiva Britânica MK 1– C + C – 1
Apresentamos hoje a locomotiva britânica MK 1– C + C – 1, da Metropolitan Vickers. A peça que foi adquirida pelo Museu de Tecnologia em São Paulo através de Leilão da FEPASA (Ferroviária Paulista S.A), em 1975, hoje faz parte do acervo do Museu Catavento e se encontra na área externa da instituição.
A locomotiva britânica MK 1– C + C – 1 foi criada em 1899 e surgiu da associação da empresa Metropolitan Vickers com a Electrical Company, em um projeto para construção de locomotivas elétricas, que mais tarde seriam exportadas para o Brasil (entre 1940 e 1950).
Depois de importantes mudanças em relação ao uso do carvão, que teve uma alta de preço, e o uso nada sustentável de lenha, a possibilidade do uso de energia elétrica para condução das locomotivas nas ferroviárias passou a ser analisada e pesquisada por diversos técnicos. A Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi a primeira ferroviária a eletrificar suas linhas na década de 1920. O sucesso na eletrificação foi o suficiente para que as outras linhas ferroviárias nacionais seguissem o modelo.
Dentre as muitas companhias existentes no Brasil, a própria Companhia Paulista de Estradas de Ferro, também conhecida como CPEF (Companhia Paulista de Vias Férreas e Fluviais) foi uma das que recebeu algumas unidades da Locomotiva Metropolitan Vickers para utilização em suas ferrovias. A CPEF seria absorvida mais tarde pela FEPASA (Ferrovia Paulista S.A, que fazia ligações entre São Paulo, Minas Gerais e Paraná), dona original da unidade aqui apresentada.
Após o início da Segunda Guerra Mundial a empresa Metropolitan-Vickers, que era responsável pelo projeto das obras de eletrificação e o fornecimento de trinta locomotivas elétricas, abandonou o trabalho no Brasil. A descontinuação das locomotivas aconteceu por volta de 1976, com a chegada de novas tecnologias.
Centro de Referência do Museu Catavento
Foto: Pâmella Andrade