Carroça Pipa
Em 1711, a vila de São Paulo foi promovida a cidade, o que significou, então, a autonomia oferecida aos municípios. É neste contexto que se começa as preocupações com a saúde pública e com o abastecimento de água para os moradores da cidade de São Paulo. Neste primeiro período o abastecimento de água quase não existia e a população era obrigada a recorrer aos rios para se abastecer.
Em 1744 foi construído o primeiro chafariz da cidade, mas ele era particular e pertencia aos franciscanos, estava instalada dentro do claustro, com águas do Anhangabaú. O primeiro chafariz público, veio em 1746, o Tanque Municipal, logo seguido pelo Tanque de Santa Teresa, a 240m mais abaixo do primeiro, ambos abastecidos também das águas do Anhangabaú.
Com a abundância da água brotando em nascentes, promoveu-se então a condução da água em valetas abertas pelas ruas e construção de reservatórios, fontes e chafarizes destinados ao abastecimento da população, processo este que foi o primeiro sistema de abastecimento público da cidade de São Paulo. E assim surge uma nova classe de comerciantes, os agueiros, que com carros pipas, puxados a tração animal, recolhiam as águas de chafarizes, fontes, bicas ou mesmo dos rios e a entregavam diretamente nas residências.
Centro de Referência do Museu Catavento
Foto: Pâmella Andrade