#PorDentrodoCatavento – EP 12 – Asteróides e Meteoritos

Postado em

No episódio de número 12 da série #PorDentrodoCatavento vamos apresentar um pouco mais da seção UNIVERSO, espaço do museu no qual discutimos temas como a Astronomia, a formação do Universo e da Terra.

O tema de hoje é “Asteroides e Meteoritos”. Para tratar desse assunto o espaço da Astronomia conta com alguns painéis explicativos, uma réplica do Asteroide 951 Gaspra e um meteorito de verdade.

Asteroides são corpos que orbitam o Sol. Eventualmente um desses corpos encontra a órbita do nosso planeta, e ao entrar em nossa atmosfera, esse Asteroide passará a se chamar Meteoro.

Ao observar um Meteoro no céu, é possível perceber que ele se parece com uma grande bola de fogo, esse fenômeno ocorre devido ao atrito desse corpo com as moléculas da nossa atmosfera. Se esse Meteoro for pequeno, ele irá se desfazer durante sua queda, porém se ele for realmente grande ele irá cair em nosso planeta, e ao cair na Terra ele recebe o nome de Meteorito.

Ao longo dos anos o ser humano encontrou fragmentos de Meteoritos por todo o planeta, bem como as crateras que os impactos causados por eles deixaram. A ciência utiliza o material desses corpos para que possamos entender a formação do Universo.

Quer saber mais sobre esses corpos fascinantes do Sistema Solar? Veja isso e muito mais nesse episódio de #PorDentrodoCatavento.

Ficha Técnica⁣
Apresentação: Samantha Farias⁣
Revisão de conteúdo: Gabriel Giannini⁣
Captação de Áudio: Fábio Alves
Direção e edição: Pedro Jackson⁣
Produção: Educativo Museu Catavento⁣

 

Link youtube: Asteroides e Meteoritos

Compartilhar essa notícia

facebook icone
twitter icone
Integração
Cadastre-se para receber nossa newsletter:
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Nós não compartilharemos seu e-mail com terceiros.