8° Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia

Museu Catavento organiza o 8° Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia

A rede visa promover o intercâmbio e compartilhamento de experiências entre instituições de ciências

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, organiza em parceria aos Museus da Energia em Rede, o 8° encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia, no próximo dia 11 de agosto, das 14h00 às 16h00, que ocorrerá online, via Microsoft Teams.

No segundo encontro deste ano terá como o tema “Conservação e Museologia”, a ação contará com a participação de Bianca Cristina Ribeiro Vicente do Museu Emílio Goeldi e Gabriel Giannini Furriel do Museu Catavento.

Para participar, o interessado deverá se inscrever por meio do formulário Google disponibilizado abaixo.

SERVIÇO:

8° Encontro da Rede Temática de Museus de Ciências e Tecnologia

Local: Virtual – Transmissão via Microsoft Teams

Quando: 11 de agosto - quinta-feira, das 14h00 às 16h00.

Quanto: Gratuito

Inscrições: Clique Aqui

Período de Inscrições: 01 a 10 de agosto.

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como borboletário, sala de realidade virtual Dinos do Brasil, simuladores, aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas, onde é possível ouvir histórias de personalidades da história, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Sobre a Fundação Energia e Saneamento - Museu da Energia

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Sobre Bianca Cristina Ribeiro Vicente

Museóloga formada pela Universidade Federal do Pará e mestra em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pesquisa na linha de preservação do Patrimônio Cultural. Atualmente é bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Museu Paraense Emílio Goeldi. Trabalha com enfoque na conservação preventiva de acervos museológicos, especialmente as coleções etnográficas e biológicas.

Sobre Gabriel Giannini Furriel

Formado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Educação de São Paulo e Pós-graduado em Coordenação Pedagógica pela Faculdade Metropolitana das Américas. Com experiência de 10 anos na área de educação, cultura e eventos, com ênfase em educação não formal. Atualmente é Supervisor do Educativo do Museu Catavento, responsável pelas áreas Engenho e Astronomia, além da coordenação da equipe de manutenção do educativo do museu.

Redes sociais do Museu Catavento:

Facebook: @cataventocultural

Instagram: @museucatavento

Twitter: @MCatavento

Youtube: Museu Catavento

Redes sociais do Museu da Energia:

Facebook: @museudaenergia

Instagram: @museudaenergia