22ª Semana Nacional de Museus

Museu Catavento realiza Curso de formação na Semana Nacional dos Museus

A partir do tema da SNM 2024 “Museus, Educação e Pesquisa”, o curso propõe discutir a relação museu x patrimônio cultural.

O Museu Catavento, museu de ciências da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza, como parte da programação da Semana Nacional de Museus (SNM) de 2024, que tem como tema: "Museus, Educação e Pesquisa", o curso de formação "O Museu Catavento e sua relação com Patrimônio Cultural", via Centro de Referência Museu Catavento (CR-MC). O curso propõe refletir sobre o conceito amplo de Patrimônio Cultural e como a instituição medeia o tema em diferentes aspectos.

O edifício sede do museu, o Palácio das Indústrias é patrimonializado à nível Estadual e Municipal e celebra nesse ano 100 anos de sua inauguração. Diante disso, relacionar práticas patrimoniais de conservação, extroversão e mediação desenvolvidas pelo Museu Catavento com a programação proposta pela Semana Nacional de Museus é uma oportunidade de conectar pesquisa, educação com a ciência do patrimônio.

Ministrado por Cauê Donato, coordenador de museologia, o curso transita sobre aspectos teórico-conceituais do campo do patrimônio e conservação, no entendimento que o Palácio das Indústrias representa um dos principais acervos do Museu Catavento. Além disso, propõe um diálogo reflexivo sobre as práticas educativas que são realizadas através de uma conversa com Nicole Martins, historiadora, que atuou como educadora na instituição.

O curso se alinha as propostas anuais do Conselho Internacional de Museus – ICOM e do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. Será em formato virtual, e a gravação ficará disponível em nossos canais digitais. Contará com emissão de certificado de participação e intérprete de Libras.

Data: 16 de Maio de 2024

Informações: (11) 3315 0051

Plataforma de realização: Canal do Museu Catavento no YouTube

Curso com emissão de certificado de participação e intérprete de Libras